23.07.2025 –
O pavilhão de Portugal na Expo 2025 Osaka já superou a marca simbólica de um milhão de visitantes, afirmando-se como uma das mais relevantes plataformas internacionais de promoção da sustentabilidade oceânica e da identidade nacional ligada ao mar.
O marco foi assinalado esta terça-feira com a visita de António Costa, Presidente do Conselho Europeu, que destacou o papel de Portugal na liderança global pela proteção dos oceanos. Em evidência estão medidas recentes como a revisão da Rede de Áreas Marinhas Protegidas dos Açores (RAMPA), o anúncio de uma nova área protegida no monte submarino Gorringe, e a moratória para mineração em mar profundo, que projetam Portugal como referência mundial no compromisso com o oceano.
A presença do Embaixador Peter Thomson, enviado especial da ONU para o oceano, reforçou essa dimensão global durante a conferência New Ocean Wave, onde também participaram Tiago Pitta e Cunha, da Fundação Oceano Azul, e Masanori Kobayashi, da Sasakawa Peace Foundation.
Durante as celebrações do Dia Nacional do Mar no Japão, o programa do pavilhão português está a cargo da Fundação Oceano Azul e do Oceanário de Lisboa, que apresentam projetos que vão desde expedições científicas, à promoção da literacia do oceano e ao envolvimento em movimentos como o Mini 30×30, que defende a proteção de 30% do oceano até 2030.
O Oceano é o nosso tema. Estes dias são mais uma oportunidade para reafirmarmos a nossa mensagem em Osaka – o compromisso de Portugal com a preservação dos oceanos, que são o nosso património natural e um pilar do nosso futuro coletivo”, afirmou Joana Gomes Cardoso, Comissária-Geral do Pavilhão de Portugal.
Sob o mote “Oceano, Diálogo Azul”, o pavilhão foi desenhado pelo reconhecido arquiteto japonês Kengo Kuma, convidando os visitantes a uma imersão simbólica nos mares que moldam a história, a cultura e a economia portuguesa.
Ultrapassar a barreira do milhão de visitantes quando ainda vamos a meio da Expo é reflexo do crescente interesse global na mensagem e visão que Portugal apresenta em Osaka”, acrescenta Joana Gomes Cardoso.
Para Madalena Oliveira e Silva, presidente da AICEP, entidade responsável pela presença portuguesa, a participação tem sido estratégica: “A Expo está a gerar oportunidades reais para empresas e para a marca Portugal. Não é apenas promoção cultural — é um investimento com impacto económico real.”
Em Portugal, o espírito da Expo também se faz sentir. O programa “Osaka em Portugal” decorre de norte a sul, com exposições, conferências, espetáculos e atividades educativas. Entre os destaques estão a mostra no MUDE, em Lisboa, sobre a presença portuguesa na Expo 1970, e a exposição “Bordalo à Moda do Japão”, na Casa da Ásia, além de um ciclo de conversas sobre arte e influência namban no Museu de Artes Decorativas Portuguesas.
👉 Mais informações e agenda completa: www.portugalexpo2025.pt/pt/agenda/
Fonte: Jornal Mira Online
Fontes e imagem: AICEP e Fundação Oceano Azul