05.08.2025 –
Corte de turmas no Colégio Nossa Senhora da Apresentação pode obrigar dezenas de estudantes a abandonar a escola que escolheram que escolheram.
O Colégio Diocesano Nossa Senhora da Apresentação de Calvão está a enfrentar um momento decisivo. Segundo comunicado da Associação de Pais (APEECC), o Ministério da Educação está a ponderar a redução na abertura de turmas dos 7.º e 10.º anos, bem como a não atribuição de uma nova turma para o 5.º ano, medida que, a concretizar-se, obrigará à saída imediata de dezenas de alunos já matriculados.
A comunidade escolar e os encarregados de educação mostram-se preocupados e indignados com esta possível decisão, sublinhando que o colégio “tem todas as condições para manter estas turmas”, como já foi demonstrado ao longo dos anos anteriores.
Muitos dos alunos afetados são provenientes dos concelhos de Mira, Vagos e Ílhavo, zonas que, há mais de 40 anos, mantêm uma forte ligação ao colégio através de uma presença constante de estudantes. A eventual eliminação destas turmas representaria não apenas um abalo educativo, mas também uma perda significativa de opção para dezenas de famílias destas regiões.
Como forma de protesto e sensibilização pública, está a ser convocada uma manifestação para quarta-feira, 6 de agosto, junto à rotunda do Colégio, apelando à participação de toda a comunidade educativa e população em geral.
Convidam-se todos os interessados a estarem presentes nesta manifestação, em defesa do direito à escolha e da continuidade do percurso escolar dos nossos filhos”, refere o comunicado assinado pelo vice-presidente da APEECC, Marco Rocha.
📌 Jornal Mira Online
📎 Fonte: Comunicado da APEECC