29.12.2025 –
A situação meteorológica em Portugal Continental, entre os dias 29 e 31 de dezembro, será marcada pela influência de um anticiclone localizado a sul da Islândia, que se estende em direção à Europa Ocidental. Esta configuração origina o transporte de massas de ar polares sobre o território continental. A partir de 1 de janeiro, o enfraquecimento desta crista anticiclónica favorecerá a aproximação de uma região depressionária proveniente do Atlântico Norte, associada a uma massa de ar tropical, que começará a influenciar gradualmente o território a partir da tarde.

🌫️ Nevoeiros persistentes no interior
Até dia 1 de janeiro, a situação meteorológica será favorável à formação de neblinas e nevoeiros matinais, sobretudo no interior e nos vales dos rios. A persistência destes fenómenos será mais significativa no nordeste transmontano e na Beira Alta, especialmente nos dias 30 e 31, podendo manter-se ao longo de grande parte do dia.
No restante território, incluindo o litoral Centro, o céu tenderá a apresentar-se pouco nublado ou limpo, embora no dia 29 esteja previsto um aumento temporário da nebulosidade durante a tarde, em especial no interior, com baixa probabilidade de aguaceiros, que a ocorrerem serão sob a forma de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.
🌬️ Vento fraco, a intensificar no dia 1
O vento soprará fraco, tornando-se temporariamente moderado nas terras altas. A partir da tarde de 1 de janeiro, é expectável um aumento da intensidade do vento, sobretudo nas terras altas do litoral Centro, onde poderá soprar por vezes forte de sueste.
❄️ Frio noturno e risco de geada
Prevê-se uma descida generalizada da temperatura mínima no dia 29, entre 2 e 4°C, com nova descida gradual e localizada até dia 1, sobretudo nas regiões Norte e Centro.
A formação de geada será provável nas zonas mais abrigadas do interior e em áreas rurais.

🌡️ Temperaturas esperadas na região
No período entre 29 e 31 de dezembro, são esperados os seguintes valores aproximados:
-
Cantanhede: mínimas entre 3 e 5°C | máximas entre 13 e 15°C
-
Mira: mínimas entre 4 e 6°C | máximas entre 14 e 16°C
-
Montemor-o-Velho: mínimas entre 3 e 5°C | máximas entre 13 e 15°C
-
Mealhada: mínimas entre 2 e 4°C | máximas entre 12 e 14°C
-
Anadia: mínimas entre 2 e 4°C | máximas entre 12 e 14°C
-
Vagos: mínimas entre 4 e 6°C | máximas entre 14 e 16°C
As temperaturas máximas deverão manter-se relativamente estáveis, sendo mais baixas nas zonas onde haja persistência de nevoeiro, enquanto no litoral os valores serão ligeiramente mais elevados.

🌊 Estado do mar
Na costa ocidental, as ondas serão de noroeste com 1 a 1,5 metros, passando a sudoeste a partir da manhã de dia 1.
Na costa sul do Algarve, as ondas serão do quadrante sul com cerca de 1 metro, diminuindo temporariamente, e aumentando novamente para 1 a 1,5 metros de sueste a partir da manhã de dia 1.
#DistritodeCoimbra #DistrtodeAveiro #frio #prevençao #saude
📰 Jornal Mira Online
📌 Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)





