🛣️ Deputados do PS pedem solução urgente para estrada de acesso às Águas das Caldas de Penacova

13.03.2026 –

A reparação da única estrada de acesso à empresa de engarrafamento Águas das Caldas de Penacova motivou a intervenção de deputados do Partido Socialista eleitos pelo círculo de Coimbra, que exigem uma solução rápida e definitiva para o problema que está a afetar a atividade da unidade industrial.

Pedro Delgado Alves, Isabel Cruz e Pedro Coimbra deslocaram-se ao local para avaliar os impactos do deslizamento de terras ocorrido no início de fevereiro, que levou ao encerramento da empresa desde o dia 5 desse mês. Durante a visita, os parlamentares constataram a dimensão dos prejuízos provocados pela interrupção da única via de acesso à unidade.

Segundo explicou o presidente do Conselho de Administração da empresa, Urbano Marques, que acompanhou a visita, o bloqueio da estrada impede tanto a laboração como o escoamento da produção, comprometendo o funcionamento normal da empresa.

🚧 Reparação provisória prevista

Os deputados foram informados de que a autarquia prevê avançar com uma reparação provisória da estrada, permitindo a circulação numa única faixa. Esta solução deverá possibilitar o retomar parcial da produção já na próxima semana.

Contudo, a limitação da via implicará restrições ao transporte, uma vez que apenas poderão circular veículos com metade da tonelagem dos camiões que anteriormente asseguravam o transporte da água engarrafada.

⚠️ Apelo a solução definitiva

Perante este cenário, os deputados socialistas defendem que é necessária uma intervenção estrutural que resolva definitivamente o problema da estrada. Nesse sentido, apelam para que os apoios prometidos pelo Governo para fazer face aos prejuízos provocados pelas recentes tempestades possam também ser canalizados para esta obra.

A empresa Águas das Caldas de Penacova, sublinham, assume particular relevância económica na região, sendo líder de mercado a nível nacional no seu setor e garantindo dezenas de postos de trabalho.

Jornal Mira Online

Fonte: Partido Socialista