🚴 Centro de Portugal volta a brilhar na Volta a Portugal

05.08.2026 –

A Região Centro volta a assumir um papel de destaque na 87.ª Volta a Portugal em Bicicleta, acolhendo três etapas da principal competição do ciclismo nacional. Entre a costa atlântica e a Serra da Estrela, a prova atravessa alguns dos territórios mais emblemáticos da região, levando as suas paisagens, património e cultura a milhões de espectadores.

A Volta decorre entre 5 e 16 de agosto, reunindo 17 equipas portuguesas e internacionais, num percurso de cerca de 1.430 quilómetros, entre Lisboa e Porto.

🏁 Três etapas passam pelo Centro

A presença da região começa logo na 1.ª etapa, a disputar a 6 de agosto, com passagem pelos concelhos da Lourinhã, Peniche e Torres Vedras.

No dia 9 de agosto, a exigente 4.ª etapa liga Figueiró dos Vinhos à Torre, na Serra da Estrela, atravessando ainda os concelhos de Pedrógão Grande, Castanheira de Pera, Góis, Pampilhosa da Serra, Oleiros, Fundão, Covilhã e Manteigas. A chegada ao ponto mais alto de Portugal continental promete voltar a ser um dos momentos decisivos e mais emblemáticos da competição.

Já a 5.ª etapa, marcada para 10 de agosto, será disputada em formato de contrarrelógio individual entre o Velódromo Nacional, em Anadia, e Águeda, passando igualmente por Oliveira do Bairro.

🌄 Uma montra para o território

Ao longo destas etapas, os ciclistas percorrem cenários que refletem a diversidade do Centro de Portugal, desde a costa atlântica às montanhas da Serra da Estrela, atravessando aldeias, vilas e cidades que evidenciam a riqueza paisagística, cultural e patrimonial da região.

Para Rui Ventura, presidente da Turismo Centro de Portugal, a Volta constitui uma oportunidade privilegiada para promover o território.

Segundo o responsável, as transmissões televisivas permitem mostrar a autenticidade, a beleza natural, a gastronomia e a hospitalidade da região, despertando o interesse de milhares de pessoas para futuras visitas.

🚵 Desporto como aposta estratégica

Rui Ventura destaca ainda que a forte ligação da região ao ciclismo faz parte da estratégia de afirmação do Centro de Portugal como destino de turismo desportivo, através da marca MOVE Centro Portugal – The Sports Region.

O responsável considera que a Volta a Portugal representa um dos melhores exemplos desta aposta, contribuindo para projetar internacionalmente um território preparado para receber grandes eventos desportivos.

Além da mítica subida à Torre, o contrarrelógio entre Anadia e Águeda coloca também em evidência o Velódromo Nacional de Sangalhos, uma infraestrutura de referência na formação e preparação de ciclistas em Portugal.

Jornal Mira Online

Fonte: Turismo Centro de Portugal