🔥 Incêndios obrigam ao corte de estradas em quatro distritos: GNR reforça apelo à prevenção

29.07.2025 –

A GNR registou, esta terça-feira, 29 de julho, pelas 16h20, vários condicionamentos à circulação rodoviária devido à ocorrência de incêndios rurais em diversos pontos do país.

Os cortes de estrada afetam os seguintes distritos:

Aveiro: EN224 (nos dois sentidos), entre Arouca e Real

Castelo Branco: EN233 (nos dois sentidos), entre Pedrogão e Águas

Santarém: EN362 (nos dois sentidos), entre Alcanede e Aldeia da Ribeira

Portalegre: EN18 (nos dois sentidos), entre Vila Velha de Ródão (Rio Tejo) e Nisa

A GNR sublinha a importância da proteção de pessoas e bens, mantendo uma atuação preventiva e reforçando o patrulhamento nas áreas florestais. A força de segurança relembra que as queimadas e queimas são das principais causas de incêndios no país e que a sua realização está interdita sempre que o perigo de incêndio rural seja “muito elevado” ou “máximo”.

📌 Em caso de dúvida, a GNR recomenda que se confirme previamente junto das autoridades locais sobre a legalidade e segurança da prática de queimas e queimadas.

🚫 Recomendações da GNR para evitar incêndios:

Evite realizar fogo junto a zonas florestais;

Não obstrua as vias de acesso utilizadas pelas viaturas de socorro;

Siga sempre as indicações das autoridades no terreno;

Evite deslocações para zonas em chamas, salvo se estiver envolvido nos trabalhos de combate;

Comunique à GNR qualquer atividade suspeita que possa originar incêndios;

Ligue 112 caso detete um incêndio.

A GNR apela à colaboração de todos na prevenção e no combate aos incêndios florestais, numa altura em que o risco é elevado em grande parte do território nacional.

📍 Jornal Mira Online
🔗 Fonte: Guarda Nacional Republicana