📸 “Sem teto, visões de um quotidiano”: exposição dá rosto à exclusão social

28.10.2025 –

Faltam somente três dias para acabar a Exposição!

Está patente na Biblioteca Municipal até ao fim do mês de outubro a exposição fotográfica “Sem teto, visões de um quotidiano”, da autoria de Rosa Maria Ribeiro.

Composta por 24 fotografias, a mostra resulta de um olhar atento e sensível sobre o quotidiano das pessoas em situação de sem-abrigo e dos ambientes que as rodeiam. As imagens foram captadas em diferentes locais e momentos, revelando uma realidade marcada pela crueza, mas também pela dignidade e humanidade dos retratados.

Mais do que um exercício estético, a exposição procura dar visibilidade a histórias de vida e despertar no visitante uma reflexão profunda sobre um fenómeno social cada vez mais presente nas comunidades urbanas contemporâneas.

Não pretendo apenas mostrar fotografias, mas provocar um olhar mais atento sobre quem muitas vezes passa despercebido”, partilha Rosa Maria Ribeiro.

A iniciativa decorre num mês em que se assinalam duas datas emblemáticas: o Dia Mundial da Pessoa em Situação de Sem-Abrigo (10 de outubro) e o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza e dos Sem-Abrigo (17 de outubro).

A exposição propõe-se, assim, a um exercício de empatia e reflexão humanista, sem julgamentos, convidando o público a aproximar-se de realidades frequentemente invisíveis.

This slideshow requires JavaScript.

👩‍🎨 A autora

Rosa Maria Ribeiro nasceu em 1959 e reside em Cantanhede.

Especializada em Ensino Especial, trabalhou com crianças com graves problemas de cognição e motricidade em Cantanhede e na Figueira da Foz.

Autora de quatro livros de poesia e três obras infantis, cultiva também uma forte ligação à fotografia, através da qual procura captar a essência das paisagens humanas e naturais que a sensibilizam.

📍 Jornal Mira Online
📚 Fonte: Município de Cantanhede