šŸ’¼ Operação da PJ investiga suspeitas de corrupção e branqueamento na venda de ativos do Novo Banco

29.10.2025 –

Ação coordenada pelo DCIAP mobilizou mais de 100 inspetores, 14 procuradores e 3 juízes na região da Grande Lisboa. Em causa, alegadas ilegalidades em negócios com prejuízos para o Estado.

A Polícia JudiciÔria (PJ), através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC), realizou esta quarta-feira uma megaoperação policial na zona da Grande Lisboa, no âmbito de um inquérito dirigido pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).

A investigação centra-se em suspeitas de corrupção passiva e ativa no setor privado, burla qualificada e branqueamento de capitais, relacionadas com a venda de ativos imobiliÔrios do Novo Banco, transações essas que, segundo as autoridades, terão provocado avultados prejuízos para a instituição e para o Estado português.

šŸ›ļø A operação envolveu mais de 100 elementos da PolĆ­cia JudiciĆ”ria, 14 procuradores do MinistĆ©rio PĆŗblico, 3 juĆ­zes de instrução criminal e um elemento da Autoridade TributĆ”ria, num esforƧo conjunto que abrangeu dezenas de mandados de busca e apreensĆ£o, bem como pesquisas informĆ”ticas.

As diligências decorreram em domicílios, instalações bancÔrias, escritórios de advogados, sociedades de revisores oficiais de contas e sedes de 16 empresas comerciais.

šŸ’» A UNCC da PJ prosseguirĆ” agora com a anĆ”lise do material probatório recolhido, com o objetivo de esclarecer todas as condutas criminosas e concluir rapidamente os inquĆ©ritos em curso.

Os factos em investigação remontam a 2018 e dizem respeito a operações de venda de ativos imobiliÔrios realizadas por uma instituição bancÔria apoiada pelo Estado, através do Fundo de Resolução.

O processo permanece em segredo de justiƧa.

šŸ“ Jornal Mira Online
šŸ“„ Fontes: PolĆ­cia JudiciĆ”ria (PJ) e MinistĆ©rio PĆŗblico (MP)