12.07.2026 –
🥈 Surfista portuguesa conquista o segundo lugar no Lacanau Pro e assume liderança do ranking europeu.

Érica Máximo conquistou, este sábado, o título de vice-campeã do Lacanau Pro QS2000, em França, ao terminar no segundo lugar da etapa inaugural do circuito europeu de qualificação para 2026/27. O resultado permite à jovem surfista portuguesa assumir a liderança do ranking europeu feminino.
A atleta de Carcavelos, de 20 anos, protagonizou um percurso de grande nível ao longo do dia decisivo da competição. Na terceira ronda começou por vencer o respetivo heat, seguindo depois para os quartos de final, onde eliminou a compatriota Maria Dias.
🌊 Caminho até à final
Nas meias-finais, Érica Máximo levou a melhor sobre a neerlandesa Tiara van der Huls, garantindo presença na grande final da prova.
Na decisão, a portuguesa enfrentou a norte-americana Victoria Duprat, acabando por somar 8,60 pontos, contra os 13,60 da adversária. Apesar da derrota na final, a classificação permitiu-lhe assumir a liderança do ranking europeu, uma vez que a vencedora pertence a outra região competitiva.

🇵🇹 Portuguesas em destaque
A prestação portuguesa ficou ainda marcada pelo quinto lugar de Maria Dias, resultado que lhe vale o quarto posto do ranking europeu.
Já Mafalda Lopes e Teresa Pereira terminaram ambas na nona posição, figurando igualmente entre as dez primeiras classificadas da tabela europeia.

🏄 Masculinos
Na competição masculina, o triunfo pertenceu ao alemão Hans Odriozola.
O melhor representante português foi Afonso Antunes, que concluiu a prova na nona posição.

📅 Próxima etapa
O circuito europeu de qualificação prossegue entre 5 e 9 de agosto, em Newquay, no Reino Unido, com a realização do QS4000.
Jornal Mira Online
Fonte: Federação Portuguesa de Surf
Imagem: WSL/Masurel





