🌧️ ANEPC AVISA: “Cláudia” provoca quase 1900 ocorrências em 24 horas

13.11.2025 –

Entre as 14h00 de 12 de novembro e as 17h00 deste 13 de novembro, foram registadas 1874 ocorrências em todo o território continental, devido à Depressão Cláudia, que tem afetado severamente o país.

Segundo dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), as sub-regiões mais afetadas foram a Península de Setúbal (498 ocorrências), a Grande Lisboa (184) e a Lezíria do Tejo (151).

💧 Inundações lideram as ocorrências

A maioria das situações registadas está relacionada com inundações (1111), seguidas de quedas de árvores (311), limpeza de vias (190), quedas de estruturas (130), movimentos de massa (121), além de salvamentos aquáticos (6) e terrestres (5).

🚨 Duas vítimas mortais e várias pessoas desalojadas

Há a lamentar duas vítimas mortais em Fernão Ferro (Seixal), além de três pessoas desalojadas e duas deslocadas em Abrantes, e uma pessoa desalojada em Pombal.

Na resposta a estas ocorrências estiveram 5721 operacionais, apoiados por 2192 veículos, numa operação de grande escala de proteção e socorro.

⚠️ Proteção Civil apela à prevenção

A ANEPC reforça que os impactos do mau tempo podem ser minimizados com comportamentos preventivos, sobretudo nas zonas mais vulneráveis. Entre as principais recomendações estão:

Manter sistemas de drenagem limpos e desobstruídos;

Fixar estruturas soltas como andaimes ou placards;

Evitar a permanência em zonas arborizadas e junto à orla costeira;

Não atravessar zonas inundadas e adotar uma condução defensiva;

Retirar bens e animais de áreas propensas a inundações;

Acompanhar boletins meteorológicos e seguir as indicações da Proteção Civil e forças de segurança.

🔹 Jornal Mira Online
📍 Fonte: Comunicado da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC)