22.09.2025 –
O Centro de Ecologia Funcional (CFE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está presente, de hoje até sexta-feira (22 a 26 de setembro), no 5.º Congresso Mundial das Reservas da Biosfera da UNESCO, que decorre em Hangzhou, na China.

A instituição é representada por Helena Freitas, coordenadora do CFE e da Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável, e por Maria Fernanda Rollo, coordenadora do Grupo História, Territórios e Comunidades (CFE polo FCSH-NOVA).
Além da participação científica, Helena Freitas integra o congresso na qualidade de representante de Portugal no Conselho Coordenador Internacional do programa Man and the Biosphere (MAB) da UNESCO.

📌 O encontro, que se realiza de dez em dez anos, reúne mais de dois mil participantes de 136 países, incluindo cientistas, decisores políticos, líderes comunitários e conservacionistas, com o objetivo de definir prioridades, reforçar a cooperação internacional e aprovar um novo Plano de Ação Global para as mais de 750 Reservas da Biosfera existentes.
Portugal conta atualmente com 12 Reservas da Biosfera, que são consideradas territórios-modelo para a sustentabilidade, conciliando a proteção dos ecossistemas com o desenvolvimento das comunidades locais.

Helena Freitas sublinhou que as Reservas da Biosfera demonstram ser possível “restaurar ecossistemas degradados, promover economias sustentáveis e fortalecer comunidades”, destacando ainda o contributo destas áreas para as “Metas Globais da Biodiversidade.”
Na próxima quarta-feira, 24 de setembro, a investigadora participará na sessão plenária “Fortalecendo as Redes Globais, Regionais e Temáticas”, em representação da Rede de Reservas da Biosfera CPLP MaB, realçando a importância da cooperação entre países de língua portuguesa.
Em paralelo, decorrerá também a sessão “Perspetivas e Agenda Comum na Promoção da Década Internacional das Ciências para o Desenvolvimento Sustentável”, promovida pela CPLP MaB, que contará com transmissão online para permitir o acompanhamento remoto, através deste link: https://us02web.zoom.us/meeting/register/R0Mjuj0hTfOh2e2H4SmT6g#/registration
🌱 Este congresso procura alinhar a ação das Reservas da Biosfera com os principais acordos internacionais, como o Quadro Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal, o Acordo de Paris sobre alterações climáticas e a Década Internacional da Ciência para o Desenvolvimento Sustentável.
📍 Jornal Mira Online
📌 Fonte: Universidade de Coimbra





