⚠️ Nova presidente da câmara de Herdecke esfaqueada: filhos adotivos detidos provisoriamente

07.10.2025 –

Iris Stalzer, recém-eleita autarca da cidade alemã de Herdecke, foi encontrada gravemente ferida em casa, com múltiplas facadas no abdómen e nas costas. As autoridades detiveram provisoriamente os dois filhos adotivos, enquanto prossegue a investigação.

A cidade alemã de Herdecke, na região da Renânia do Norte-Vestfália, foi abalada esta terça-feira pela notícia de que a sua recém-eleita presidente da câmara, Iris Stalzer, do Partido Social-Democrata (SPD), foi encontrada gravemente ferida no seu apartamento, situado no bairro de Herrentisch.

Segundo informações da imprensa alemã, Stalzer apresentava ferimentos profundos no abdómen e nas costas, resultantes de múltiplas facadas. A autarca terá conseguido arrastar-se até casa após o ataque, antes de ser socorrida pelos filhos adotivos, de 15 e 17 anos, que contactaram os serviços de emergência.

💬 De acordo com o relato do filho, a presidente da câmara disse ter sido atacada por vários homens na rua. No entanto, a Polícia de Hagen, responsável pela investigação, não exclui outras hipóteses e decidiu deter provisoriamente os dois jovens, com o objetivo de preservar provas e apurar responsabilidades.

O rapaz foi algemado com um fato de proteção, um procedimento usado em casos sensíveis para evitar contaminação de vestígios. A filha também foi detida de forma preventiva, pelo mesmo motivo. Foi constituída uma comissão de homicídios para conduzir o inquérito.

🚨 A imprensa local, nomeadamente a WDR, revelou que já tinham ocorrido várias intervenções policiais anteriores na residência da autarca, relacionadas com violência doméstica.

Iris Stalzer, de orientação política centro-esquerda, foi eleita presidente da Câmara de Herdecke na segunda volta das eleições de 28 de setembro, representando o SPD, partido atualmente no governo federal alemão.

O caso está a ser tratado como tentativa de homicídio, e a polícia mantém todas as linhas de investigação em aberto.

📍 Jornal Mira Online
📎 Fontes: Euronews / Polizei / WDR