VII Encontro de Realidades – Psicologia/Formação/ Educação: Senêscecia Vs Literacia Familiar

DIA 21 DE SETEMBRO, PELAS 15H00-18H30 na Biblioteca Municipal de Cantanhede, com a organização da Psicóloga Fátima Pereira

Contando como sempre, com um elenco de oradores, especialistas na área apresentada e nos subtemas abordados a organizadora e responsável pelo projeto, contando já com a VII Encontro de Realidades, em que os anteriores foram realizados na Figueira da Foz e o atual, será em Cantanhede.

A Organizadora é Licenciada em Psicologia,  com Formação Avançada Pós-Universitária em Psicogerontologia, Formadora Credenciada pelo IEFP e Técnica de RVCC e Mediação EFA e,ainda, Voluntária em vários Organismos Públicos.  

Como sempre, estes encontros, são de entrada gratuita e quem estiver interessado em obter Certificado de Presença, para o efeito no fim do Encontro de Realidades, no secretariado, podem deixar o E-mail e será enviado para o mesmo em plateia, gratuitamente.

A “importância do envelhecimento activo do idoso”, é gerador de um grande impacto positivo para o próprio sujeito envelhecido, como família, sociedade, economia do país e outros aspetos pessoais e comportamentais, obtendo os tais “ganhos”, tais como: Autonomia/independência/vida saudável/expectativa de vida com mais qualidade/participação social, entre outros patamares de inclusão na sociedade.

Na perspetiva individual do ser envelhecido, os ganhos pessoais são enormes: maior esperança de tempo de vida e “doenças terminais (cancro) ”, passaram a ser vistas como doenças cronicas; Saúde, mais saudável, com mais qualidade neuronal e física (prevenir perda muscular com atividade física e motivação em dinâmicas diariamente com pequenas funções, uma simples marcha diária (tempo adequado ao próprio), seja no próprio espaço da habitação, perto da localização da sua casa, etc.

Para isso, existe a necessidade emergente no “combate” aos excessos no consumo seja alimentar, polimedicação, sedentarismo, etc. Com o aumento da esperança de vida, aumenta o envelhecimento da população, implicando um número crescente de idosos com idades mais avançadas, o que faz com que o aumentem as suas dificuldades.

A Organizadora, agradece, ao convidado para apresentação e abertura deste encontro, amigo, que a tem acompanhado ao longo destas edições, o distinto Ex-Vice Presidente e Ex-Vereador Daniel Santos, da CMFF.

Agradece todos os oradores, colaboradores e patrocinadores, comunicação social, dos encontros atrás apresentados assim como aos atuais envolvidos no VII Encontro de Realidades; Presidente Dr.ª Maria Helena Rosa de Teodósio e Cruz Gomes de Oliveira da Camara de Cantanhede pela cedência do Auditório e todo o apoio demonstrado, para que se possa concretizar este evento de cariz solidário, assim como às suas novas colaboradoras, agradece o entusiasmo proativo: Carolina Pinheiro; Daniela Queda; Leana Grilo (estudantes Universitárias de Psicologia do ISMT) e Rute Silva (estudante do 8º ano).

Apresenta e agradece os convidados Palestrantes: Distinta Vereadora da Ação Social, Enfª Célia Simões, com o projeto” A População do Concelho de Cantanhede”, Dra. Ana Carvalheiro – Médica Interna da Formação Especifica em Psiquiatria, com o subtema: Vamos falar de envelhecimento cerebral? A psiquiatria pode ajudar!; Dra. Dina Oliveira – Proprietária da Farmácia Oliveira – Montemor – o – Velho, com o Projeto: Farmacêutico em Casa; Dra. Andreia Rodrigues, Técnica de Serviço Social e Diretora Técnica da AgilMente – Centro de Envelhecimento Saudável em Oliveira do Hospital; Dra. Isabel Rama – Técnica de Serviço Social – Mediadora Familiar com o tema Mediação em contexto familiar, para finalizar a Organizadora debate o tema: Realidade e Necessidades dos Idosos em Portugal.