Velhos, não: experientes!

 

Cento e sessenta seniores, coordenados por dezoito professores que ministram dezasseis disciplinas são números que deixam bastante claro, o impacto que a UNIVERSIDADE SÉNIOR DE MIRA tem no dia-a-dia desta franja da sociedade local…

Os pioneiros não eram muitos, mas já eram bastantes. Depois, a US de Mira foi crescendo paulatinamente e, agora, atingiu um patamar que já coloca a Câmara Municipal e o pelouro ligado a esta instituição a pensar onde pode chegar este projeto!

Baseada no que Raul Almeida, Presidente da Câmara Municipal classificou como a busca incessante de “um envelhecimento ativo”, esta Universidade vem crescendo em números e em qualidade com novas ofertas de cursos que visam, não entreter, mas sim, ensinar e partilhar em conjunto com pessoas interessadas em adquirir novas competências, mas que valorizam com a sua vivência, todo o trabalho por ela desenvolvido.

Num quadro abrangente de matérias que varia desde a literatura e cinema, passando pela jardinagem e até a hidroginástica, os alunos têm à sua escolha um leque diversificado de opções, que procura proporcionar-lhes novas oportunidades de absorver conhecimentos… porque nunca é tarde para aprender!

Como novidades, e porque o projeto avança de acordo com as possibilidades e necessidades, para este ano letivo recém-iniciado foi criada uma equipa mista de Walking Footbal que entrará em competições com outras Universidades Seniores do país, para além da Tuna da Universidade passar a realizar os seus ensaios na Casa da Música Manuel Anilde. Mais, os alunos da Universidade estão, desde já, a colaborar com uma investigação da Universidade de Aveiro, por forma a contribuir com novos conhecimentos na pesquisa constante que esta produz no sentido de poder ofertar maior qualidade de vida aos mais idosos.

O balanço será feito lá para o fim, mas a conclusão que se pode tirar desde já sobre o projeto, é a de que o sucesso deste não se pode medir somente pelos bons números apresentados, mas também, pela qualidade do aprendizado atestada pelos alunos, nas palavras dos mesmos… e, a julgar pelas opiniões recolhidas junto destes, a Universidade Sénior de Mira pode ir, mesmo, bem mais para além daquilo que já conquistou!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Jornal Mira Online