Vagueira e Areão: Duas praias numa magnífica beleza natural…

Na última segunda-feira de Junho, dia 29, Vagos celebrou as suas Bandeiras Azuis de 2020…

As Praias do Areão e da Vagueira, com as suas 13ª e 32ª Bandeiras Azuis, respectivamente, foram palcos privilegiados de comemorações merecidas pelo excelente trabalho desenvolvido por uma vasta equipa de pessoas que, cada uma em sua área de atuação, conseguiu dar conta das dificuldades inerentes ao período pandémico que vivemos e, mesmo assim, viu premiada a qualidade ambiental da zona costeira do Concelho.

Para além da Bandeira Azul, do “Galardão Praia Acessível”, o de “Qualidade Ouro” e a Bandeira das Estações Náuticas, foram hasteadas orgulhosamente por diversas personalidades que deram um importante cunho oficial à cerimónia.

Silvério Regalado, em entrevista exclusiva ao Jornal Mira Online, afirmou-se como “um autarca feliz e reconhecido” pelo trabalho de todos e assumiu que em algum momento deste período, chegou a temer pela não realização da época balnear, tendo resolvido, no entanto, que “era melhor corrermos o risco calculado de preparar a época sem que ela se realizasse, que não fazê-lo… e, embora o fizemos!”.

Assumindo a satisfação do “dever cumprido” nesta primeira etapa, restam, para o Presidente da Câmara Municipal de Vagos, “dois longos meses de intenso trabalho de todos, incluindo a proteção civil, os nadadores salvadores e até dos comerciantes, para a época balnear seja repleta de êxito, sempre com a devida segurança e cautela, tão importantes em todo este contexto”.

“Segurança e distanciamento” foram as principais palavras de ordem nos diversos discursos proferidos, sempre no sentido de alertar a população da responsabilidade social de cada indivíduo que resolver dizer sim ao apelo chamativo do sol, da areia e do mar, no período balnear, que se encerrará somente a 6 de Setembro.

A distância de 3 metros entre os chapéus de sol, bem como de 1,5 metro entre cada pessoa, para além do limite de lotação de cada uma das praias, são algumas diretrizes emanadas pelo Governo a ter em conta por todos.

Areão e Vagueira, bem como Vagos e Vaguenses estão prontos a receber – e já estão a fazê-lo – todos os que se deslocarem àquelas paragens, sempre com a ideia central de que “quem visita o Concelho de Vagos possa usufruir dos momentos de lazer em plena segurança!”

Este slideshow necessita de JavaScript.

Francisco Ferra / Jornal Mira Online