A. D. Grijo 1 – 1 UR Cadima
A equipa da freguesia de Cadima, concelho de Cantanhede, distrito de Coimbra junta-se ao Sport Lisboa e Benfica na subida de divisão, ambos os conjuntos vão fazer parte da 1ª liga feminina ( LIGA BPI) na próxima época, o empate em Grijó foi suficiente para garantir matematicamente a segunda posição quando falta disputar a última jornada.
Como duas realidades tão distintas alcançam um mesmo objectivo … para reflectir, reflectir e voltar a reflectir …. naturalmente jamais se poderá comparar as duas “marcas” pela sua dimensão , mas talvez se pudesse olhar para o futebol feminino nacional com o olhar verdadeiro, real e não passar a mensagem que o futebol feminino nacional é o Benfica, Sporting e Braga ….. não não o é, existem muitos “Cadimas” que mantém o futebol feminino em Portugal real… melhores condições , melhores atletas, mais meios, maior mediatização, mais e maiores patrocínios, maior número de espectadores, é tudo verdade mas é outra história.
Verdade que a UR Cadima já não pode “discutir” a final com o SL Benfica, ficamos muito perto mas o SC Braga “B” foi mais forte e merece discutir a final, contudo é mais um feito fantástico deste clube a somar a muitos outros sobretudo na vertente feminina desde os anos 80, só quem a ele pertence ou por ele passou é sabe as suas dificuldades diárias. O último jogo realizado em casa onde a URCadima recebeu o SC Braga levou ao Parque Desportivo do Fujanco cerca de 250 espectadores, um dos lindos momento da época: atletas, técnicos e dirigentes ficaram maravilhados com a “enchente”, com a “romaria” ao Fujanco , fantástico!
Contudo esses mesmos espectadores puderam verificar que o Parque Desportivo está incompleto: não tem as melhores condições de apoio para o desenvolvimento da modalidade assim como não tem as melhores condições para receber com maior comodidade. Só por si o clube não tem condições para crescer, tem tido, sim, a capacidade fantástica no campo desportivo de potencializar as suas atletas, ir à “luta” .
Conquistar e volta estar entre as 12 equipas da LIGA BPI, vale o que vale , provavelmente deveria valer muito mais para alguns dos responsáveis do desporto local e regional que continuam a olhar para o lado.
Principal objectivo conseguido é hora de festejar e iniciar a preparação da próxima e exigente época mas uma pausa também é bem vinda ao fim de longos meses de trabalho. No próximo domingo o Parque Desportivo do Fujanco recebe pelas 16 horas o último jogo da fase apuramento de campeão: a equipa da Póvoa do Varzim, Bonitos Amorim, será o adversário antes do descanso.
A UR Cadima convida todos assistir ao final do campeonato onde podem ver e parabenizar