Temperaturas vão chegar aos 28º. Risco “muito elevado” de exposição à radiação UV

O IPMA prevê para os próximos dias no continente uma subida dos valores das temperaturas, em particular da máxima, prevendo-se valores acima da média para o mês de Abril.

Quase todas as regiões de Portugal continental e o arquipélago da Madeira apresentam nesta quarta-feira um risco “muito elevado” de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, todas as regiões do continente, com excepção de Viana do Castelo e Braga (“elevado”), apresentam níveis “muito elevados” de radiação UV, tal como o arquipélago da Madeira.

Os Açores estão, segundo o IPMA, com níveis “moderados”.

Segundo o IPMA, a temperatura máxima irá variar entre 24/25 °C na generalidade do território, podendo atingir 27/28°C em alguns locais.

A temperatura mínima deverá variar entre 4ºC e 13ºC, subindo para valores entre 9ºC e 16 ºC a partir de sexta-feira.

No fim-de-semana, a temperatura máxima deverá voltar a descer, mantendo-se no entanto acima de 20ºC praticamente em todo o território do continente.

O IPMA prevê para hoje céu geralmente limpo, vento fraco, soprando temporariamente moderado de sueste no Algarve e nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena subida de temperatura, em especial da máxima.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, tornando-se muito nublado no final do dia com ocorrência de períodos de chuva, vento fraco, tornando-se fraco a moderado do quadrante norte no final do dia.

No continente, as temperaturas mínimas vão variar entre os 7 graus celsius (em Bragança e Braga) e os 12 (em Faro) e as máximas entre os 20 graus (na Guarda) e os 28 graus (em Santarém).

No Funchal, as temperaturas vão oscilar entre os 16 e os 22 graus.

Para as regiões com risco “muito elevado” e “elevado” de exposição à radiação UV, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protector solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

No caso de risco “moderado”são aconselhados óculos de Sol e protector solar.

Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o UV é “baixo”, 3 a 5 (“moderado”), 6 a 7 (“elevado”), 8 a 10 (“muito elevado”) e superior a 11 (“extremo”).

Lusa