Sismo de magnitude 6,4 derruba edifícios e causa pânico em Taiwan

Pelo menos um hotel colapsou e há pessoas presas nos escombros

Um sismo de magnitude 6,4 na escala de Richter atingiu hoje Taiwan provocando o pânico entre os habitantes daquele território insular, após vários dias de contínuos movimentos sísmicos.

O sismo foi registado por volta das 23:50 hora local (15:50 hora de Lisboa) e o epicentro foi localizado a 18,3 quilómetros a nordeste da cidade de Hualien, na zona leste do território insular, junto do oceano Pacífico, segundo informou o gabinete central de meteorologia de Taiwan.

Nas redes sociais, como no Twitter, multiplicam-se os vídeos e as imagens do tremor de terra. Há prédios a desabar por toda a cidade e estradas destruídas, de acordo com testemunhos que vão sendo partilhados nas redes sociais.

Um hotel entrou em colapso após o sismo e as equipas de emergência estão neste momento a tentar libertar pessoas que ficaram presas depois do edifício ter desabado parcialmente.

A ilha de Taiwan está situada perto da junção de duas placas tectónicas e é regularmente atingida por terramotos.

Nos últimos três dias foram registados mais de 20 movimentos sísmicos diários e o sismólogo Lee Chyi-tyi, da Universidade Central de Taiwan, referiu, na segunda-feira, que a ilha entrou num ciclo sísmico de 100 anos.

No século XX, a ilha de Taiwan, que a China considera ser parte integrante do seu território, registou dois sismos de magnitude 8,0. Um ocorreu em 1910 ao largo da costa de Yilan, enquanto o outro foi registado em 1920 ao largo da costa de Hualien.

Alguns sismólogos em Taiwan afirmam que será provável o registo de sismos de magnitude 8,0 em torno da Fossa Ryukyu, uma fenda geológica que se encontra a entre 500 e 600 quilómetros de Hualien, dentro de 10 anos.

 

Fonte: DN