Sepins não tem mar… mas, tem campeões nacionais de Pesca!

O Jornal Mira Online quis saber a história e o motivo de existir de um clube de pesca que, apesar de estar longe do mar, anda a dar cartas num desporto que requer extrema concentração mental, preparação física e, principalmente, muito amor à causa…

Fundado a 7 de Julho de 2007, por amigos com o gosto em comum pela pesca, o Grupo de Pescadores de Sepins (GPS), uma pequena Freguesia do Concelho de Cantanhede, nasceu da ideia destes participarem em provas inter-clubes. Desta forma, no ano seguinte, o Clube federou-se na Federação Portuguesa de Pesca Desportiva, começando, naquela altura, a participar em provas federadas, campeonatos nacionais e regionais de pesca desportiva. Desde a sua fundação, os elementos que compõem o GPS sempre procuraram melhorar e evoluir de forma a conseguir melhores resultados quer, a nível coletivo, como a nível individual. E este objetivo, até à data, foi amplamente atingido!

Fruto de todo este trabalho, o clube tem um curto palmarés mas do qual muito se pode orgulhar. Até já participou em 2014 na sua primeira prova internacional, o Campeonato do Mundo de Clubes, em Peniscola (Espanha), onde obteve um honroso 3º lugar e consequente medalha de bronze.

A nível individual, o clube já teve atletas em quatro campeonatos do mundo de nações, a representar Portugal, ao serviço da seleção nacional.

Em termos de resultados coletivos, o histórico do clube é o seguinte:

-2008: Campeonato Regional de clubes, 4º Classificado

-2009: Campeonato Regional de clubes, 3º Classificado

-2010: Campeonato Nacional da 2ª divisão de clubes, 10º classificado

-2011: Campeonato Regional de clubes, Campeões Regionais

-2012: Campeonato Nacional da 2ª divisão de clubes, Campeões Nacionais

-2013: Campeonato Nacional da 1ª divisão de clubes Vice-campeões Nacionais

-2014: Campeonato do Mundo de clubes, 3º classificado e Campeonato Nacional da 1ª divisão de clubes, 7º classificado

-2015: Campeonato Nacional da 2ª divisão de clubes, 5º classificado

-2016: Campeonato Nacional da 2ª divisão de clubes, Campeões Nacionais

-2017: Campeonato Nacional da 1ª divisão de clubes, Campeões Nacionais

À reportagem, António Dias (o Presidente da coletividade), Messias Oliveira (secretário), André Baltazar, Paulo Duarte, Georges Pato, José Quinteiro, António Nogueira, carlos José e João Dias falaram do orgulho de formarem “uma equipa jovem, muitos bastantes inexperientes nestas andanças, mas muito unidos” e de poderem participar no Campeonato do mundo que acontecerá em Itália, entre os dias 19 e 26 de Maio próximos.

Mas, mais difícil que a luta pelos lugares cimeiros no campeonato parece ainda a luta que travam para lá poderem estar! A equipa necessita de cerca de 10.000,00 euros e estes bravos homens tudo têm feito para poder alcançar tal desiderato. Durante o penoso percurso para lá chegarem, têm promovido eventos, para além de efetuarem sorteios de rifas e colocarem em prática outras ideias diferentes para que consigam angariar o montante necessário. Para já, vão contando com os “importantíssimos apoios da Câmara Municipal de Cantanhede e da Junta de Freguesia de Sepins”, que não lhes negam ajudas neste sentido…

Em meio de toda esta azáfama, eles vão treinando, para não perder o rítimo: ora na Praia da Tocha, ora em Quiaios ou no Palheirão, é possível encontrá-los a fazer o que mais gostam, nos momentos de lazer: pescar!

O que virá desta experiência, ainda é uma incógnita. Mas, uma vitória eles já conseguiram, mesmo antes de partirem: são reconhecidos pelas suas gentes como homens que não desistem de conquistar os objetivos a que se propõem!

Basta olhar para o palmarés acima, para se conseguir perceber que a humildade e a labuta destes atletas. O que eles já conquistaram (e não foi pouco…) é motivo, certamente, de muito orgulho para eles. Mas, ao ouvir as suas histórias, qualquer um consegue perceber que eles querem mais, que o futuro há-de ser bem mais risonho, que eles não vivem à custa dos louros conquistados.

Como alguém um dia escreveu: “o mar parece infinito, olhando daqui… mas, infinito mesmo é conquistar este mar!”

Jornal Mira Online deseja ao Grupo de Pescadores de Sepins os maiores sucessos nesta que é a mais importante prova de pesca a nível mundial.