Senegal bate Polónia com polémica à mistura

Japão com companhia na liderança do grupo H.

O Senegal venceu a Polónia, por 2-1, nesta terça-feira, em jogo da primeira jornada do grupo H do Mundial 2018. Esta foi a partida que encerrou a primeira jornada do Mundial da Rússia. Os golos foram marcados por Gueye, jogador do Everton – com uma ajuda da defesa polaca, e Niang, jogador do Torino – com ajuda do… árbitro. Para a Polónia marcou Krychowiak. Já lá vamos.

O jogo prometia ser interessante, entre duas equipas com craques de nível mundial. Mais: com uma equipa africana ao barulho, é sempre fácil de prever um jogo aberto, rápido e cheio de oportunidades de golo. Na primeira parte, tudo isso foi mentira. Foram nada mais do que zero remates à baliza em 45 minutos.

O jogo foi algo lento e, sobretudo, parco em oportunidades de golo. O Senegal ia conseguindo algumas transições, com saídas rápidas das “motas” das alas e, aos 38 minutos, chegou ao golo sem precisar de rematar à baliza. Bola longa e uma abordagem totalmente falhada de Piszczek permitiu a Niang acelerar pela esquerda e servir Gueye. O médio do Everton pegou-lhe mal, à entrada da área, mas beneficiou do desvio em Cionek. Bola lá dentro e Senegal a bater a Polónia.

Na segunda parte, Lewandowski começou por bater um livre direto, com bastante perigo, minutos antes de Kuba falhar uma boa oportunidade, já perto da baliza africana. Quem não marca… exato, isso mesmo. Aos 60 minutos, veio a polémica. Niang estava fora do campo, a receber assistência, e o árbitro deixou o jogador entrar em campo, fazendo-o para a zona para onde um defesa polaco despejou a bola. Niang tirou partido de ter entrado em campo por ali – com autorização, repita-se – e faturou depois de passar por Szeszny.

Já aos 85 minutos, Krychowiak reduziu, de cabeça, após um livre despejado por Grosicki para a área senegalesa.

Onze da Polónia: Szczesny; Piszczek, Cionek, Pazdan, Rybus; Krychowiak, Zielinski, Kuba, Grosicki; Milik e Lewandowski.

Onze do Senegal: N’Diaye; Wague, Koulibaly, Sane, Sabaly; N’Diaye, Gueye, Mané, Sarr; Mame Diouf e Niang.

Mundial – Grupo H
1.º Japão, 3 pontos/1 jogo
2.º Senegal, 3/1
3.º Polónia, 0/1
4.º Colômbia, 0/1