Seixo de Mira comemora, em festa, centenário da paróquia

A comunidade do Seixo celebra este ano o Centenário da Paróquia. De fato, foi no dia 19 de Julho de 1919 que foi assinada pelo Bispo de Coimbra a “Veneranda Sentença que converte o Curato do Seixo em Freguesia” autonomizando-a da Freguesia de Mira e concretizando um longo mas determinado anseio da população.

Para comemorar esta data foi constituída uma Comissão organizadora composta por representantes dos principais movimentos da Freguesia que, preparou um conjunto de iniciativas que decorreram ao longo do ano envolvendo toda a população. As múltiplas atividades  ajudaram a olhar o passado com gratidão, a descobrir recordar e reconhecer o precioso legado que nos foi transmitido por aqueles que nos precederem, os muitos movimentos e  os seus responsáveis que ao longo deste século ajudaram a construir uma paróquia unida, solidária e entusiasmada pela presença e pelo anúncio de Cristo, certamente os alicerces e a âncora da vitalidade da paróquia hoje.

Esta semana realizam-se atividades comemorativas todos os dias – A imagem da padroeira (Nossa Senhora do Carmo) percorre todas as noites as ruas da Freguesia em procissão da velas que têm constituído uma grande manifestação de fé. Cada um arranjou a sua rua mas acima de tudo abriu o seu coração, o seu espírito, a sua alma que acolheu e recebeu N ª Senhora como se ela viesse a nossa casa, estivesse connosco, almoçasse connosco, conversasse connosco, como se fosse a nossa melhor amiga e o momento mais importante das nossas vidas.

O momento solene das comemorações do Centenário ocorre na sexta feira dia 19 de Julho, em cerimónia presidida por D. Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra , com o seguinte programa:

  • 20h30m Procissão de velas, com a imagem da Nª Srª do Carmo, do Cruzeiro até à Igreja,
  • 21h Missa de Ação de Graças por um século de comunidade.
  • 22h Descerramento de placa de Homenagem aos Párocos do Seixo (reconhecendo e deixando registado, no corpo da Igreja o nome e tempo em que foram Párocos, dos que muito contribuíram para o crescimento religioso mas também social e cultural da paróquia)
  • 22h15m – bolo de aniversário

Quisemos envolver e congregar toda a comunidade , com um programa celebrativo e de encontro, que faz memória do passado, promove e estimula o conhecimento do presente e projeta o futuro . O Seixo foi e continua a ser também uma paróquia aberta à sociedade que estabelece parcerias com as mais diversas instituições da Freguesia, do Concelho e da Região, para bem das pessoas, da paz, do bem comum e da justiça social.

Convida-se, pois, toda a população a participar na sexta dia 19 de Julho , a partir das 20h30m.

Luís Rocha

Pela Comissão organizadora das Comemorações do Centenário