Raul Almeida: “Queremos tornar o São Tomé em mais um momento onde as pessoas gostem de estar em Mira!”

Faltam exatamente sete dias. Sete dias para chegar o instante solene de abertura de uma festa vocacionada para mirenses, visitantes e emigrantes dispostos a matar saudades de uma terra que a todos cativa…

Jornal Mira Online procurou saber de Raul Almeida, o Presidente da Câmara Municipal de Mira, as suas expectativas para o evento-maior do Concelho, por altura em que este fica bem mais povoado que durante o resto do ano.

O edil mirense afirma ter a “consciência de que, não sendo uma Feira comercial, o São Tomé atrai inúmeros visitantes por preservar uma enormíssima tradição secular, tanto na componente cultural como na religiosa”. 

O autarca regozija-se por ver neste momento uma “enorme diversificação de atividades” para além de, uma “inclusão, mais que necessária, das Associações e das Freguesias do Concelho em todo o processo de preparação do evento e na sua concepção, propriamente dita”. 

Dia da Freguesia, onde cada uma delas terá à sua disposição, a oportunidade de mostrar a todos as suas tradições e costumes, a presença das diversas Marchas locais que, em seus stands irão mostrar as suas histórias para além da ênfase que será dada, no programa, onde as famílias são convidadas a se deixar envolver em cada dia do evento, são alguns dos pontos fortes de um São Tomé que se espera, possa ser um estrondoso sucesso, dentro de todas as limitações que possam existir, a todos os níveis… incluindo o orçamental.

Para que se mantenham vivas as tradições, as diversas Associações concelhias são chamadas, também elas, a dar o seu contributo em prol de um São Tomé “vivo, animado e dinamizador das potencialidades que aqui existem” confirma um Raul Almeida sempre expectante no sucesso de tudo o que se passa entre portas no espaço de 124 quilómetros quadrados, a que preside.

Mira é, segundo ele, é “religiosidade, familiaridade e cultura, para além da componente paisagística que a natureza fez questão de nos oferecer, dentre outros fatores”. Assim, desta forma, ninguém se espanta com o facto de existir uma grandiosa procissão de velas ou uma procissão composta por todos belos os andores do Concelho, fazendo desta “uma das maiores Festas religiosas de toda uma vasta região”. Ninguém se espanta pela “aposta clara em trazer as famílias, também durante o dia – e não somente à noite – para o recinto”. Ninguém se espanta, inclusive, com a grande diversidade de eventos culturais que acontecerão… indo muito além do simples facto de existir um palco onde aparecerão artistas consagrados como Miguel Araújo, Jafumega e Toy, ou o homem da casa, o novato, e talentoso Gonçalo Lopes que brilhou no famoso The Voice!

Motivos não irão faltar para que milhares e milhares de pessoas passem pelo São Tomé de 2019. Eles, que vêm cada vez em maior número, sairão com o coração cheio, de um Concelho que faz questão de receber-lhes da maneira mais amiga possível.

Faltam sete dias. Sete dias que antecederão a outros seis, cheios de luz, som, cor, animação e gastronomia… para além de muitas mais opções.

Faltam sete dias para Mira entrar ainda mais no mapa de um Portugal pequeno em tamanho e enorme em riquezas culturais de toda a espécie. Fazer as malas e rumar até Mira será, antes de qualquer coisa, optar por vivenciar momentos para recordar por muito tempo… e ficar satisfeito, no final!

Jornal Mira Online