Raul Almeida, no ato da posse: “Cada um, conta!”

O Executivo liderado por Raul Almeida tomou posse Sábado e promete melhores dias, contando “com todos”, para um futuro mais risonho para o Concelho.

O Salão dos Bombeiros esteve repleto no momento em que tomaram posse os eleitos para a Câmara e para a  Assembleia Municipal no período que irá até 2025.

A Mesa da Assembleia foi eleita (com 1 voto em branco) e será presidida por Nelson Maltez, que terá como primeiro secretário Luís Lavrador e como segundo secretário, Regina Serrano.

Nelson Maltez ocupa, a partir de agora, o lugar deixado vago por Mário Maduro que, no seu discurso, enalteceu “a dinámica e o sucesso” dos Executivos anteriores, tendo considerado que sempre procurou dar o seu melhor no trabalho desenvolvido como Presidente da Assembleia Municipal

Quanto ao novo Presidente, este fez questão de salientar em seu discurso, que “está reservado à esta Assembleia Municipal, um papel muito importante” na exigente tarefa de acompanhar o trabalho do Executivo Municipal, impondo uma marca de rigor e permanente atenção.

Após cada um dos eleitos ter assumido o compromisso de desempenharem suas funções em prol da comunidade, foi a vez do chefe do executivo fazer um rápido balanço dos anteriores mandatos mas, principalmente, traçar as linhas mestras dos próximos quatro (e últimos) anos de governação.

Raul Almeida iniciou a sua intervenção, dando “uma palavra de apreço a todos os eleitos e os não eleitos, que contribuíram para a democracia local” sem esquecer, “os trabalhadores da autarquia pois, sem eles, nada poderia ter sido realizado”.

Dito isto, o Preseidente reeleito transmitiu a convicção de que todo o trabalho executado no seguno mandato, foi referendado “de forma clara pelas populações” tendo, mesmo, “conquistado a maioria absoluta” apesar “dos incêndios de 2017, da tempestade Leslie e da pandemia, que ainda persiste”.

Por isso, o autarca vê uma mensagem de confiança recebida mas, também, “de máxima responsabilidade para quem hoje toma posse”. Aproveitar ao máximo o Portugal 2020, o Portugal 2030 e o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)” são objetivos na “busca incessante de soluções para com um investimento estruturante”, conseguir construir um melhor Concelho, social, económica e ambientalmente falando.

O ambiente foi, desde logo, destacado no discurso de Raul Almeida. Prometeu continuar a lutar pela rápida construção da ETAR das Cochadas, no vizinho Concelho de Cantanhede, para além de continuar a cobrar medidas mitigadoras ao Ministério do Ambiente, até a conclusão daquelas obras.

O saneamento, a requalificação da rede de águas, um “turismo sustentável, desenvolvido em rede”, uma pista ciclopedonal que unirá todas as localidades, a educação, “com melhores condições para o ensino e formação”, o crescimento económico baseado em parceiros como as universidades, a aposta na tecnologia, com um aumento do Polo I da Zona Industrial, para além de um crescimento, também no Montalvo, receberam referências do autarca que ressaltou, ainda, as requalificações da Escola Secundária e do Centro de Saúde, que decorrerão a breve trecho, para além da intenção de construir um Lar de idosos na Praia de Mira e na Lentisqueira.

Raul Almeida referiu-se, também, às “Associações que desempenham um papel fundamental na cultura e no desporto do Concelho e da Gândara” garantindo que continuar a apoiá-los “continuará a ser uma prioridade” para o seu Executivo, agora renovado.

Jornal Mira Online

This slideshow requires JavaScript.