“Ranking Viver”: Braga e Coimbra são novas opções

Habitualmente com alterações ligeiras nas classificações, o Ranking Nacional de Talento (Viver) desta 6ª Edição do Portugal City Brand© registou mudanças mais acentuadas, tais como o município de Braga a subir ao pódio, atrás de Lisboa e Porto, que voltam a assegurar os lugares cimeiros, e o concelho de Coimbra a ultrapassar Sintra, para um surpreendente 4º lugar. Com um topo de tabela sólido, o restante Top 25 mostrou-se mais oscilante nas subidas e descidas. O Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking© avalia ainda a performance e a atratividade da marca dos 308 municípios portugueses nas categorias Negócios (Investimento) e Turismo (Visitar). Consulte o Ranking completo aqui.

O Ranking de “Viver” do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking© mede o impacto da marca de cada um dos 308 municípios portugueses face ao seu público-alvo de Talento: estudantes, trabalhadores e população em geral que vêm nestes territórios um potencial local para estudar, trabalhar ou simplesmente para viver. Através de uma medição completamente quantitativa (estatísticas oficiais, alcance de redes sociais, visitas ao website e pesquisas online) é possível perceber e classificar cada município em termos de impacto neste público-alvo específico. Quando mais alta a sua posição no Ranking de “Viver”, maior foi o impacto do município face a estudantes, trabalhadores e população em geral.

Com Lisboa e Porto a garantir o topo da classificação, como já é usual, a notoriedade recai sobre o município de Braga, que substitui Cascais no 3º lugar, relegando-o para a maior descida (-3) do Top 10. A par da subida da terra dos Arcebispos, temos a movimentação ascendente de Coimbra (+2), sempre associada à agitada vida estudantil, com um atual surpreendente 4º posicionamento, não afetando, porém, o 5º lugar de Sintra no Ranking Nacional de Viver. Este aumento estará diretamente relacionado com a variação positiva em 9% nas pesquisas que a região do Centro registou no que ao interesse proativo em termos de Talento (Viver) diz respeito, segundo dados recolhidos pelo Digital Demand – D2©. Semelhante influência na zona Norte, com uma extensão em 10% nos mesmos parâmetros.

A escalar posições pelo 3º ano consecutivo, temos Aveiro (+4) e Portimão (+1), evidenciando um apreciável protagonismo no âmbito de pesquisa online. Contudo, o crescimento mais enérgico pertence ao concelho insular do Funchal, que entra, pela primeira vez, no Top 15 desta categoria, saltando significativamente do 24º para o 14º lugar, valendo-lhe aqui a atribuição de Marca Estrela desta dimensão. Protagonismo neste Portugal City Brand Ranking© merece igualmente o concelho de Viana do Castelo, que melhorou a sua prestação em todas as variáveis analisadas, resultando num incremento de 9 posições na tabela, a única entrada no Top 25.

Do lado das descidas, surgem Leiria (-1), Viseu (-4) e Setúbal (-1), sem, todavia, deslocarem-se para fora dos 15 primeiros, com Matosinhos (-2), Maia (-3) e Odivelas (-8) a conceder o seu posicionamento na classificação de Talento (Viver) e Torres Vedras (-8) a retirar-se, pela primeira vez, do Top 25. No total, o ranking nacional desta dimensão contou com 1 entrada e 1 saída, viu 7 municípios descerem na tabela e 11 a subir, e registou 7 manutenções de lugares.