PS de Cantanhede “repudia” discurso de João Moura sobre a saúde de Cantanhede

Em Comunicado de Imprensa enviado à redação do Jornal Mira Online, o Partido Socialista deixa vincada a sua opinião sobre o discurso do dia 25 de Julho. Leia, abaixo, na íntegra, a mensagem…

“A Comissão Política do Partido Socialista (PS) de Cantanhede vem por este meio lamentar e condenar com veemência as palavras proferidas acerca do sistema de saúde no nosso concelho pelo Presidente da Assembleia Municipal da Câmara de Cantanhede (CMC) – João Moura no seu discurso no feriado municipal.

O PS nunca negou a existência de problemas na saúde. Aliás, fez precisamente o contrário. Estas situações têm sido comunicadas às diversas entidades responsáveis da saúde em Portugal, numa perspetiva da construção de soluções que resolvam os problemas identificados.

Em termos das estruturas regionais – na ARS Centro, as nossas intervenções têm sido constantes e, inclusive, sempre que fomos convidados pela CMC, também estivemos presentes, através dos nossos vereadores e de alguns deputados da assembleia municipal, em reuniões com os seus órgãos dirigentes.

É importante recordar que foi num dos mandatos de João Moura enquanto Presidente de Câmara, que se assinou o protocolo que resultou no encerramento das urgências em 2007. E ainda há pouco tempo, este Sr. tentou que o Hospital de Cantanhede passasse para o regime privado – através de uma parceria com a Santa Casa da Misericórdia… Se esta ação fosse implementada, perguntamos: quantas pessoas ficariam impedidas se aceder a serviços de saúde em Cantanhede?

Portanto, João Moura esqueceu-se que tem muitas responsabilidades neste campo. Usar a saúde como arma de arremesso político, principalmente em tempos de pandemia – em que a exigência sobre este setor tem sido gigantesca e inédita, é um ato deplorável e demonstra apenas que se está perante alguém que está apenas preocupado com resultados eleitoralistas!

Pelos vistos, de saúde preocupa-se muito pouco…Reconhecemos que a saúde em Cantanhede tem problemas. Estamos empenhados na sua resolução. Por isso, tal como referiu a Presidente da Câmara na sua intervenção, também nós concluímos dizendo que contamos com: “a união de todas as forças políticas do concelho” para resolver um problema que é de todos.

Jamais usaremos a saúde – um bem que é de todos – como uma arma de arremesso político. Continuaremos focados na procura de soluções construtivas!

Cantanhede, 27 de Julho de 2020

A Comissão Política Concelhia de Cantanhede”