PRIMEIRO DIA REGISTOU ENCHENTE: “PARABÉNS EXPOFACIC!”

O primeiro dia da Expofacic registou uma enchente com a zona de espetáculos lotada e o recinto da feira repleto de visitantes que quiseram, em primeira mão, ver todas as novidades do certame. Na edição dos 25 anos, é caso para dizer “Parabéns Expofacic!”.

Desde cedo se adivinhava o que a noite haveria de confirmar: noite cheia!  Os primeiros sinais surgiram quando se viu, por volta das 18H00, que já havia umas dezenas de fans a assegurarem que ficariam na primeira fila dos concertos de DAMA e Buraka Som Sistema. E logo a seguir, ainda ao início da noite, os diversos autocarros do Expofacic-Bus confirmavam esta tendência: circulavam completamente lotados e o número de pessoas que aderiram a esta opção obrigou mesmo a dois desdobramentos de autocarro em alguns percursos.

O Expofacic-Bus, uma das novidades introduzidas este ano, revela-se assim uma aposta ganha. Com 3 horários em cada uma das cinco linhas (Coimbra, Figueira/Praia da Tocha, Praia de Mira, Águeda e Aveiro), muitos são os que preferem optar por este tipo de transporte evitando conduzir para Cantanhede.

O parque Expo-Desportivo de S. Mateus viveu a primeira noite de um ambiente em que a ansiedade andava à mistura com a alegria das festas do concelho. Depois da inauguração, às 17H00, e da visita da ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, os visitantes começaram a chegar e os espaços a ganhar vida. Nas 45 tasquinhas, muitos foram os que procuraram o leitão, o bacalhau, a sardinha; no picadeiro começaram as demonstrações equestres e os batismos. Na área de exposição “esfregavam-se as mãos” para os primeiros negócios e os palcos ganharam vida com sons de tunas, de folclore, de novos dj e bandas. O culminar foram as atuações de DAMA e Buraka Som Sistema, que não se fizeram rogados e demonstraram em palco o prazer de abrir a festa. O mesmo demonstrou o dj Slimcutz, no Palco Sagres.

Esta noite muda o ritmo, com as atuações de Anselmo Ralph e FunkYou2, este último no Palco Sagres, mas a expectativa mantém-se altíssima.

Amanhã, sábado, 25, a Expofacic vive um dos pontos altos, com o feriado municipal e o dia Dixieland. A festa desdobra-se entre a Câmara Municipal e o recinto da feira, com o jazz dos anos 30 a sair às ruas, primeiro da cidade, depois do Parque Expo Desportivo de S. Mateus. Na autarquia há sessão solene, que tem como pontos altos a entrega do Prémio Lima de Faria ao melhor aluno do ensino secundário do concelho e a entrega de diplomas a funcionários com 25 anos de casa, enquanto na Expofacic haverá Jam Session Dixieland.

E a noite vai contar com os sons de Expensive Soul, Pete Tha Zouk e Nilton, no Palco 1, ficando o Palco Sagres reservado a Eddie Ferrer.

Link para fotos: http://we.tl/8C2JrRfwn5

Fotos Manuel Ribeiro.