Praia de Mira a sofrer com a Depressão Helena…

O litoral de Portugal Continental (e não só!), está a sofrer as consequências da Depressão Helena, incluindo a Praia de Mira e, muito especialmente, o Bairro Norte daquela localidade…

Um pouco por todo o lado do Concelho, vão se sentindo algumas consequências pela passagem desta Depressão (este assunto será tratado em reportagem posterior). Porém, o caso, aparentemente mais preocupante até ao momento, é o da Praia de Mira.

A reportagem do Jornal Mira Online conversou com o Presidente da Câmara Municipal de Mira, Raul Almeida, que procurou deixar uma palavra de tranquilidade aos munícipes residentes naquela região. Questionado sobre o ponto de situação, uma vez que também esteve no terreno, o edil mirense afirmou que “os big bags colocados como proteção há alguns anos acabaram por ceder, e isto acabou por permitir que o mar galgasse algum espaço”.

Entretanto, Raul Almeida foi categórico ao referir que “não há perigo do mar avançar… aquilo que pode nos preocupar é a movimentação natural da areia, mas tudo está a ser monitorizado permanentemente. A Agência Portuguesa do Ambiente e a Proteção Civil Municipal estiveram, estão e estarão no terreno a acompanhar tudo a par e passo”.

Entretanto, o Presidente da Junta de Freguesia da Praia de Mira, Francisco Reigota, confessa-se “bastante preocupado com a situação, uma vez que este é um problema conhecido há muito tempo”, afirmando, também, que “é possível que se repita em cada vez que aconteça uma tempestade ou o mar esteja revolto, o que irá sempre causar problemas, para além de colocar em risco as pessoas que ali residem”.

“Mais que necessário” – continua – “é urgente assumirmos um verdadeiro investimento que venha atenuar este problema”. Assumindo estar “claramente preocupado”, o autarca afirma que, ele e sua equipa, têm “alertado a quem de direito para que esta situação seja resolvida, para o bem de todos os cidadãos da Praia”.

Por fim, Francisco Reigota deu nota de que os níveis das águas da Barrinha estão a ser controlados, “para que se possam evitar possíveis enchentes”

Ficam, aqui, algumas imagens da Praia de Mira, na manhã desta sexta-feira invernal:

This slideshow requires JavaScript.

Jornal Mira Online

Notícia atualizada às 16:17 com a introdução das palavras do Presidente da Junta de Freguesia da Praia de Mira)