Piscinas de Cantanhede preparadas para a retoma a 1 de setembro

A Câmara de Cantanhede está a apontar o dia 1 de setembro como data para o reinício das atividades desportivas que se realizam nas Piscinas Municipais, dando sempre cumprimento às normas determinadas pela DGS.

Decorrente da evolução epidemiológica da COVID 19, a entrada de um determinado número de utentes nos espaços destinados a prática de atividade física tem que ser planeada, organizada e executada pelo Município de Cantanhede, com aviso prévio aos utentes para que se evite aglomeração, tendo sempre em conta o distanciamento social adequado, na entrada, saída e utilização das Piscinas Municipais de Cantanhede.

“Todos sabemos a vontade que existe nos habituais utilizadores das piscinas em voltar à prática desportiva, mas temos de ter cuidados acrescidos, porque a pandemia obriga-nos a isso”, afirma Adérito Machado, vereador do Desporto da autarquia, frisando que “preparámos tudo para que a retoma seja efetuada dentro de todas as regras e pedimos aos utilizadores que saibam respeitar os regulamentos para o bem de todos”.

Os espaços onde decorre prática de atividade física, pelas suas características, podem ser locais de potencial transmissão da infeção SARS-CoV-2, quer por contacto direto e/ou indireto. Por isso, medidas adicionais serão tomadas para assegurar a minimização da transmissão da doença nestes contextos.

A Câmara Municipal de Cantanhede desenvolveu um Manual de Procedimentos de Proteção COVID 19, que se sobrepõe aos regulamentos de funcionamento específicos das Piscinas Municipais, onde se encontram definidas normas e condutas que possibilitam a flexibilização e a reabertura gradual desta instalação desportiva. Assim, a retoma a 1 de setembro será efetuada através de um levantamento das restrições de utilização dos espaços desportivos, em função da evolução epidemiológica, da legislação em vigor e das orientações definidas pela DGS.

Todas as medidas impostas obrigam ao Município a reformular todos os horários de utilização e procedimentos, onde se verificam alguns destes aspetos:

  • Encerramento da zona de bar, bancadas e os serviços de sauna e hidromassagem;
  • Reajustamento do horário de funcionamento das instalações;
  • Redução do número de serviços a disponibilizar;
  • Redução do número de turmas;
  • Redução do número de alunos por turma e utilização;
  • Redução da duração de utilização em 5 minutos;
  • Lotação recomendada de 4 pessoas por pista e no máximo de 6, garantindo um distanciamento médio de 3 a 5 metros;
  • Reserva de horário para os serviços de utilização livre.

Qualquer dúvida adicional ou esclarecimento, entrar em contato com as Piscinas Municipais de Cantanhede, através do telefone 231419780 ou endereço eletrónico [email protected]