Pedro Marques: “ 24 milhões de euros para empresas de Mira afetadas pelos incêndios e 1 milhão de Euros de apoio para recuperação do polo I da Zona Industrial”

Pedro Marques, Ministro do Planeamento e das Infraestruturas esteve em rápida visita à Zona Industrial de Mira, mais concretamente, à empresa Leal & Soares.

Tendo realizado uma visita pela fábrica, onde tomou nota dos trabalhos que estão a ser desenvolvidos no local, mostrou-se impressionado com mais um exemplo da força dos empresários desta região que foi tão afetada pelos incêndios de Junho e Outubro do ano passado”.

Para o governante, “um pouco por todo o lado tenho presenciado uma enorme vontade dos empresários em manter os postos de trabalho”. No caso em concreto da Leal & Soares, Pedro Marques reiterou a sua opinião ao afirmar que “vimos, aqui, milhares de metros quadrados intervencionados, máquinas novas e postos de trabalhos mantidos… o que é importantíssimo”

O Ministro deixou números contundentes e uma notícia muito importante: “Estamos a analisar novos projectos e temos aprovados e em aprovação,candidaturas que perfazem mais de 500.000.000 de euros na região centroDentro destes, 24.000.000 de euros serão destinados a empresas de Mira atingidas pelos incêndios”.

No que respeita às infraestruturas publicas, o Ministro anunciou a abertura de um aviso-convite destinado em exclusivo às ZI de Mira e Tondela, Concelhos bastante afetados. Este aviso contará “com uma dotação de 2.000.000 de euros no total, a dividir entre os dois municípios”.

Já o empresário Carlos Soares deu nota de que “tudo tem corrido dentro do esperado – não é o desejado, mas sim, o possível”, frisando que, num primeiro momento, a ordem era a de “não perdermos os clientes, naquele momento. Por isso, enviamos funcionários para a nossa fábrica localizada na Galiza, no sentido de mantermos a nossa produção, dentro do que era possível naquelas circunstâncias. Temos 116 funcionários a laborar e digo sempre que é graças a eles, também, que estamos onde estamos!”.

Por fim, o autarca Raul Almeida mostrou uma grande satisfação, pois a presença do sr. Ministro é um reconhecimento ao árduo trabalho desenvolvido pelo nosso tecido empresarial”E, se estava contente, ainda mais ficou “com o que o Ministro Pedro Marques nos anunciou!”.

“No meio de toda a tragédia que se abateu sobre Mira, por aqueles dias” – continua o edil mirense – Resta-nos o consolo de que poderemos, com os apoios que virão, fazer uma Zona Industrial de primeira linha. A intervenção prevista, que ascende a mais de um milhão de euros, será comparticipada pelo Município em cerca de 200.000,00 euros, sendo o remanescente financiado pelos fundos comunitários no âmbito do aviso de candidatura agora anunciado … e isso será de grande valia para o Município”.

Para finalizar, Raul Almeida pretende realizar o respetivo concurso “até ao início de 2019” e diz esperar que “dentro de um ano estejam criadas as condições para iniciarmos as obras… o que, a acontecer, em cerca de dois anos, tudo estará finalmente pronto…”

 Jornal Mira Online

Este slideshow necessita de JavaScript.