Palestra “Redução do risco de lesão” foi um sucesso

No passado sábado, 25 de Janeiro, decorreu no Edifício Mira Center para meia centena de pessoas, uma palestra gratuita organizada pela Clínica de Fisioterapia de Mira – ProReab com o tema “Redução do Risco de Lesão” contando com profissionais da área da Fisioterapia, Fisiologia do Exercício e Psicologia.

 

Como é sabido, o exercício físico é apontado como o principal fator de promoção da saúde e diminuição da incidência de diversas doenças, quer a nível físico, psicológico ou metabólico.

No entanto, é preciso saber fazer exercício físico e considerar todos os fatores que podem influenciar a sua performance, ou suscetibilidade à lesão.

Foi nesse sentido que surgiu esta iniciativa da Clínica de Fisioterapia ProReab: informar e consciencializar a população interessada, através de informações simples e conselhos, tanto para atletas inseridos em equipa, ou para o atleta recreativo, com o intuito de melhorar a sua metodologia de treino e reduzir o risco de lesão associado.

Este slideshow necessita de JavaScript.

“Equipas multidisciplinares fazem a diferença”

A palestra também teve como objetivo alertar para a importância do atleta ser acompanhado por uma equipa multidisciplinar, com um role de profissionais aptos a fazer a diferença pelo seu rendimento.

Tema interessante que captou a atenção dos presentes, com o registo de excelentes apresentações por parte do Fisioterapeuta Pedro Monteiro, do Fisiologista do Exercício Professor Amândio Santos e da Psicóloga Mariana Correia.

Em jeito de conclusão, não é preciso ser atleta de alta competição, para considerar um treino completo, cuidado e rigoroso. Qualquer pessoa que goste de fazer desporto, beneficia com a informação que foi transmitida, que facilmente inclui na sua rotina de treino, ficando mais consciente para o risco de lesão e assim conseguir diminuí-lo.

Esta foi a segunda iniciativa deste género organizada pelo grupo e esperam-se mais no futuro, pois sendo uma área em constante evolução, levar informação atualizada à comunidade interessada, é uma aposta obrigatória.

https://www.facebook.com/proreab/