OPINIÃO QUE CONTA: “Supensões e o 25 de Novembro.” (Carlos Sérgio Negrão)

“Pode parecer que não tem nada a ver uma coisa com a outra, mas passo a explicar-vos como uma coisa pode ser associada à outra.

Naturalmente que não poderia iniciar este texto sem deixar claro que, sendo eu um fervoroso adepto de História, nomeadamente do nosso país, e particularmente em relação aos momentos revolucionários e de maior frisson, tenho uma consideração enorme pelas pessoas que estiveram envolvidas nestes episódios históricos do nosso país. Se abordarmos o fenómeno do 25 de Novembro de uma forma ligeira e descontraída, há claramente uma personalidade que através da sua espontaneidade nos deixou uma série de bordões linguísticos. Esta personalidade foi o Almirante Pinheiro de Azevedo – “Almirante Sem medo”.

Pois bem. Mas o que te isto a ver com a suspensão dos campeonatos distritais da AFC? O Presidente da AFC está neste momento numa situação que mais se parece com um sequestro, tal como Pinheiro de Azevedo: “… fui sequestrado, 2 vezes!!! Foi nessa altura que o Primeiro Ministro afirmou aos microfones das rádios e televisão que estava “farto de brincadeiras! Já fui sequestrado, 2 vezes! É uma coisa que me chateia!!!”

Horácio Antunes até podia ter evitado esta situação, bastava ter ouvido alguns clubes, que até hoje foram mal tratados e até rotulados de insensatos. Em 12 de Setembro de 2020, 6 clubes deixaram claro as suas posições ao Sr. Presidente. Resultado: ZERO! Sim, o resultado foi nulo pois, novamente como dizia Pinheiro de Azevedo acerca das forças militares em 1975: “primeiro, plenários, depois cumprem-se ordens!!”.

Horácio Antunes aplicou a sua característica forma de gerir a AFC, primeiro decide-se, depois ouve-se os clubes (às vezes)! No meio disto tudo, há desistências de atletas, há desistências de clubes, há casos positivos de COVID19 em alguns clubes, mais de 4 jornadas adiadas, e o tempo para se conseguir acabar a competição deixou de existir… Certamente que para Horácio Antunes não haverá problemas de monta, sabem porquê? Alguns já descobriram… É isso mesmo! Porque “É apenas fumaça! O povo é sereno, o povo é sereno!!”

Honestamente espero que, no futebol distrital em Coimbra, as coisas deixem de ser geridas desta forma e que se assuma de uma vez por todas uma posição de liderança no que ao futebol distrital diz respeito! AF Coimbra tem que deixar de apenas reagir e passar a ser proativa na tomada das melhores decisões! Este adiamento, apenas dos jogos nos fins de semana de 27 Novembro a 1 de Dezembro e de 4 de Dezembro a 8 de Dezembro, é apenas mais um exemplo de que quando a coragem falta, o discernimento normalmente não abunda…

Que venham muitos “25 de Novembro” para nos darem “Homens de coragem”!!

Terminando com mais uma tirada de Pinheiro de Azevedo, “Eh páh, agora vou almoçar!””

(Carlos Sérgio Negrão)