OPINIÃO QUE CONTA: “Ansiedade nos jovens em época de exames” (Andrea Costa)

Fazer um exame, um teste ou qualquer outra prova é sempre, ou quase sempre sinónimo de ansiedade e stress para alguns jovens.

Às vezes, mesmo tendo estudado o suficiente, quando chega o dia do teste, podes-te sentir muito nervoso/a e achas que podes ter “uma branca” por exemplo. Podem surgir pensamentos como “não vou conseguir responder a nada”, “não sou capaz” e com estes pensamentos podes começar a sentir o coração a bater mais depressa, dificuldade em respirar, suores, tremores, boca seca, entre outros sintomas.

Quase todos os jovens se sentem assim, pelo menos de vez em quando. Mas, na verdade, sentir ansiedade até te pode ajudar a estar alerta e pronta/o para realizar o exame ou o teste com mais atenção e concentração. Mas, quando a ansiedade se torna tão intensa que interfere com a tua concentração e com o teu desempenho, então aí podes estar perante uma ansiedade que chamamos de patológica. E esta ansiedade é aquela que precisa de ser trabalhada e tratada.

A ansiedade patológica acaba por fazer com que adies o início do estudo, mantendo a ilusão de que ainda tens tempo suficiente para estudar. Aqui entra em cena a chamada procrastinação! Mas, evitares o estudo só vai aumentar a tensão, frustração e angústia, que estás a sentir, e toda esta situação, vai originar sentimentos de culpa que irão aumentar a ansiedade que estás a sentir.

Tudo isto é bastante doloroso, e vai mexer com outras áreas da tua vida, como com o sono, a alimentação, o teu humor e bem-estar geral.

Mas o que podes fazer perante a ansiedade que estás a sentir nesta época de exames?

– Prepara-te para o exame com antecedência – Estuda, tira dúvidas, usufrui de apoios, explicações, o que precisares e poderes ter acesso;

– Elabora um plano de estudo – Pega num calendário, e elabora um plano de estudo onde encaixas a disciplina com as matérias para o exame, e com um horário, onde colocas momentos de descanso. Por exemplo estuda 30/40 minutos e faz uma pausa de 15 minutos para esticares as pernas. Depois retorna.

– Faz exames de anos anteriores

– Estuda num lugar apropriado – O lugar onde estudas deve ser bem iluminado, arejado, silencioso, ou com música de fundo baixa, com tudo o que necessitas há mão;

– Tem bons horários de sono – Dormir bem é essencial em época de exames. Tem uma boa higiene do sono! Deita-te há mesma hora e levanta-te há mesma hora, vai ajudar.

– Pratica a respiração – Sempre que ficares mais ansiosa/o utiliza a respiração a teu favor. Pratica técnicas como a respiração diafragmática e a respiração coerente. Podes usar também outras técnicas como técnicas sensoriais e a técnica de grounding.

– Não faças diretas – Na véspera do exame revê toda a matéria, mas não faças “diretas”. Apenas revê, lendo em voz alta e andando ao mesmo tempo, vai ajudar acredita!

– Procura ajuda – Se sentires imensa ansiedade, e ela interferir no teu estudo e no teu bem-estar, isto é, se ela interferir no teu dia-a-dia, procura a ajuda de um psicólogo/a. Ele/a vai ajudar-te a gerires os sintomas de ansiedade que andas a sentir.”