Ocorrência de Incêndio Rural em Estremoz

A Autoridade Nacional de Proteção Civil informa que, pelas 18h30 de sábado, o Comando Distrital de Operações de Socorro de Évora recebeu um alerta para incêndio rural no local denominado Monte da Chapada, freguesia São Brás de Cortiço, concelho de Estremoz.

Há a lamentar seis vítimas civis. Dois feridos foram evacuados em helicóptero do INEM para hospitais da região de Lisboa e quatro vítimas foram transportadas em ambulância para o Hospital do Espírito Santo de Évora. Há a registar igualmente uma Bombeira ferida, que foi assistida no Centro de Saúde de Estremoz por cansaço.

O incêndio rural progrediu com grande violência face ao vento muito forte que se fazia sentir no local, uma zona de pasto, matos e olivais, com algumas habitações dispersas. Foi dado como dominado às 21h00, estando em conclusão desde as 22h35, com trabalhos de rescaldo previsivelmente demorados. No teatro de operações estiveram 86 Operacionais, apoiados por 29 Veículos e 4 TA dos Corpos de Bombeiros, Sapadores Florestais, GNR PSP, INEM, SMPC, Juntas Freguesia.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil renovou o aviso à população, lembrando a rapidez e violência de propagação de incêndios que ocorrem com este tipo de condições meteorológicas, fazendo com que este tipo de ocorrência, que já de si constitui uma ameaça para a segurança de pessoas e bens, se desenvolva de modo extremo. Por essa razão, apela aos cidadãos para terem a máxima atenção e acautelarem, a todo o momento, neste tipo de situações extremas, os procedimentos de autoproteção e de só procederem à evacuação do local onde se encontram em condições de absoluta segurança.