O reinício (normal) das aulas em Mira…

Cerca de noventa alunos dos 11º e 12º anos de escolaridade, voltaram a ter aulas presenciais na Escola Secundária de Mira.

Segundo informações recolhidas no local pela reportagem do Jornal Mira Online, “tudo decorreu dentro da normalidade” neste regresso às aulas.

Com um plano delineado ao pormenor, os alunos do 11º ano estarão quatro vezes por semana a assistir as aulas, enquanto os do 12º ano estarão presentes por duas vezes, semanalmente.

Conforme o infograma abaixo é possível ver que as turmas não estarão nunca em contato, sendo esta uma das formas de evitar ao máximo a propagação do vírus, caso exista algum caso positivo em algum momento do tempo que resta deste ano letivo para as diversas turmas

As aulas, que tiveram início nesta segunda-feira, prolongar-se-ão até ao dia 26 de Junho, sempre no período da manhã e o regular funcionamento da escola estará assegurado, até aquela data, por sete funcionários operacionais, três elementos da Direção do Agrupamento Escolar e, naturalmente, pelos diversos professores que irão lecionar cada uma das matérias em questão.

Estas são as diretrizes que os alunos – todos eles – terão de seguir durante o período: 

– registar a sua presença no sistema eletrónico, com o cartão de estudante, à entrada e saída da escola;
– efetuar, na portaria, a primeira desinfeção das mãos através de uma solução antisséptica de base alcoólica;
– receber e colocar no rosto uma máscara de proteção, que deverá ser usada sempre durante o tempo que permanecerem na escola;
– entrar e sair na escola, bem como da sala de aula, um a um, por forma a manter-se o distanciamento físico aconselhável;
– circular, no interior da escola, de acordo com os esquemas que se encontram afixados no estabelecimento.
Quanto à natural expectativa sentida pelos alunos e pelos professores, foi transmitida a mensagem de que, no geral, “estavam todos ansiosos por voltarem à escola… as aulas presenciais são muito mais atrativas e interventivas que as que são dadas à distância”. 
Este é um período natural de adaptação para todos perante a nova realidade. Resta aguardar pelo desfecho para se saber se, em caso de continuação desta situação, no próximo ano letivo estarão todos prontos para dar continuidade às aulas não presenciais…
Francisco Ferra / Jornal Mira Online