O Distrito de Coimbra vai receber o projeto Yorn Inspiring Future em 6 escolas de ensino secundário

O projeto Yorn Inspiring Future – cujo objetivo é informar os jovens alunos do secundário sobre os diversos caminhos que podem seguir quando terminarem o 12º ano – irá estar nos próximos dias 20, 21 e 22 de Novembro no distrito de Coimbra.

Chegados ao final do secundário, os jovens têm uma decisão a tomar: continuar os estudos (e, neste caso, escolher o tipo de formação e a instituição) ou ingressar no mercado de trabalho. Apesar de estarmos numa época em que o acesso à informação parece fácil, a verdade é que nem sempre o é e, por isso, os jovens têm dificuldade em definir o próximo passo. Foi para os ajudar nesta decisão que surgiu o projeto Yorn Inspiring Future, pelas mãos da Associação Inspirar o Futuro.

O Projeto Yorn Inspiring Future vai estar presente em seis escolas secundárias no distrito de Coimbra: Colégio Rainha Santa Isabel (Coimbra, dia 20), Escola Secundária da Lousã (dia 21), Escola Secundária Montemor-o-Velho (dia 21), Escola Superior de Arganil (dia 21, durante a tarde), Escola Secundária Cristina Torres (Figueira da Foz, dia 22) e Escola Secundária Lima-de-Feira (Cantanhede, dia 22). Isto significa que cerca de 680 alunos do 12º ano irão ter acesso a workshops de desenvolvimento de competências, sobre tomada de decisão, proatividade e preparação para o mercado de trabalho, e assistir a apresentações de 20 instituições de ensino superior, nacionais e internacionais (Universidade de Lisboa, Nova de Lisboa, Institutos Politécnicos de Leiria e de Viseu e Universidade Europeia).

De referir que o projeto Yorn Inspiring Future já envolveu mais de 100.000 jovens do 12º ano desde o início, em 2013, e promete continuar a aumentar o seu impacto social, ano após ano, com a expansão e crescimento do projeto.

 

Sobre o projeto Yorn Inspiring Future

A Associação Inspirar o Futuro tem como objetivo dar apoio aos jovens portugueses, com especial foco nas suas fases de transição, para que estes consigam planear de forma consciente o seu projeto de carreira e de vida, alcançando assim o seu máximo potencial.

O Yorn Inspiring Future tem-se mostrado uma aposta consecutiva das escolas secundárias no apoio aos respetivos alunos na transição pós-secundário. Tendo começado com apenas 50 escolas na sua primeira edição em 2013/2014, o projeto cresceu exponencialmente nos últimos anos, tendo abrangido todo o território continental no passado ano letivo, estando presente em 250 escolas secundárias.

Com a ambição de crescer todos os anos, inclui, pela primeira vez neste ano letivo, a Região Autónoma da Madeira.

Em 2017 este projeto foi apoiado pelo instrumento de financiamento “Parcerias para o Impacto” atribuído pela iniciativa Portugal Inovação Social, através de um financiamento europeu mobilizado pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, no âmbito do Portugal 2020, demonstrando assim a relevância do impacto social que resulta desta intervenção.