O Campeão Nacional de Leitura é de Mira!

Sim, é de Mira o mais novo Campeão Nacional de Leitura e chama-se Tomas Travelho!

Quando esta aventura teve início, eram mais de cinco mil os jovens de todo o país, os que ambicionavam chegar à grande final que aconteceu neste Domingo, em Pombal.

Depois de todas as eliminatórias realizadas,dentre os participantes que haviam garantido a chegada à reta final, estava Tomas Travelho, um jovem tímido, de poucas falas, ar sério e compenetrado, porém… orgulhoso de si próprio conforme confidenciou à reportagem do Jornal Mira Online aquando da sua chegada a Mira, com os familiares que o acompanharam neste grande dia.

“Sim, estava um pouco nervoso… até porque, dos vinte selecionados para a derradeira leitura… fui o último que teve o nome anunciado!”

Já diziam os mais velhos “os últimos serão os primeiros” e, neste caso, foi exatamente isso o que aconteceu! O último nome (Tomas) acabou por vencer a categoria dos alunos mais velhos, os do secundário (também houve disputa para os 1º, 2º e 3º ciclos). Depois de ler “As serviçais”, de  Kathryn Stockett, e de ter explicado ao júri  o porquê de ter escolhido esta obra “por causa do tema importantíssimo e sempre atual ,da escravatura”restou a Tomas aguardar com ansiedade os nomes dos três primeiros classificados, para além das duas menções honrosas.

Coube a ele, ser – novamente – o último nome a ser chamado e, aí sim, sentir o arrepio na pele, pois fora, naquele momento, o verdadeiro vencedor nacional!

“O que eu senti? Bem, naquele momento fiquei em choque, de tal forma que não era capaz de sentir nada!”E, aqui sim, esboçou um leve sorriso que traduziu bem a felicidade que lhe vai na alma, por esta altura…

Para Tomas Travelho, agora é o momento de aproveitar e desfrutar. Mas, desengane-se quem pensa que este rapaz ainda não tem planos para o futuro imediato: “Antes de tudo, pretendo… continuar a ser eu próprio! Quero continuar a ler cada vez mais e, quem sabe, seguir a área de Línguas que tanto gosto…”

Jornal Mira Online endereça ao Tomas Travelho os mais sinceros votos de sucesso e parabéns por tamanho êxito alcançado neste Domingo… dia de Camões, nome maior da literatura lusitana!

 

Jornal Mira Online