Novo prémio para um autor que “transporta a Gândara” nas palavras que escreve…

A obra inédita “Noturno” de António Canteiro venceu o Prémio Ferreira de Castro de Ficção Narrativa de 2020, promovido pela Câmara Municipal de Sintra.

O júri, composto por Annabela Rita, da Associação Portuguesa de Escritores, Maria Armandina Maia, da Associação Portuguesa dos Críticos Literários, e João Rodil, da Câmara Municipal de Sintra, analisou este ano um total 97 candidaturas.

António Canteiro, nasceu em 1964 em Cantanhede e, desde há alguns anos, dedica-se “como hobby” a escrever romances e poesias, tendo angariado, já, alguns prémios literários que dignificam ainda mais a sua promissora carreira artística.

O júri que analisou as obras e escolheu o vencedor deste prémio, “destacou o vocabulário poético, o rigor e a estrutura criativa desta obra”. Segundo o júri, a obra apresenta uma “escrita de qualidade, hábil combinatória ficcional das componentes biográfica, memorialística e ensaística inter-artes”, com “páginas verdadeiramente geniais”, como pode ser lido na página onde está oficializada a escolha.

O prémio Ferreira de Castro de Ficção Narrativa, promovido pela Câmara Municipal de Sintra, distinguiu desde 1985, Ascêncio de Freitas, Cláudia Fernandes, Guida Fonseca, Mário Silva Carvalho, Risoleta Pinto Pedro, Rui da Costa Lopes, Serafim Ferreira, Sérgio Luís de Carvalho e Teresa Mascarenhas. Agora, a este digno leque de autores, junta-se o nome de António Canteiro.

“Noturno” é uma obra de ficção baseada na história de vida de um dos nomes mais representativos da arte gandaresa, o músico António de Lima Fragoso, nascido a 17 de Junho de 1897 na Pocariça, Cantanhede e que faleceu prematuramente a 13 de Outubro de 1918, em Lisboa. O artista, embora em tão pouco tempo de vida, deixou obras que perduram há mais de um século e foi esta personagem que levou o autor a debruçar-se durante três longos anos de pesquisa e escrita para, no final, entregar aos leitores mais uma obra de qualidade ímpar que estará disponível somente para o próximo ano, mas cujo prémio já deixa a todos ávidos por conhecê-la.

A cerimónia de entrega do prémio está marcada para o dia 30 de setembro, pelas 12h00, nos Paços do Concelho, em Sintra.

Francisco Ferra / Jornal Mira Online