Noémia Costa e João Baptista cumprem a tradição: Reis do Carnaval chegam no domingo à Figueira da Foz

A tradicional chegada dos Reis de Carnaval Buarcos/Figueira da Foz está agendada para o próximo domingo, dia 2 de fevereiro, a partir das 15:00 horas, na estação de comboios da Figueira da Foz

Como habitual, as altezas reais, os atores Noémia Costa e João Baptista, deverão cumprir a tradição de chegar à cidade de comboio, num momento que simboliza a “entrega” da administração do concelho para o reinado carnavalesco.

Os dois “monarcas” estarão acompanhados pelos padrinhos Carlos Teixeira e Ana Paula Santos e serão recebidos na estação da CP pela Escola de Samba A Rainha.

Partirão depois para em direcção à Câmara Municipal da Figueira da Foz – numa viatura descapotável de onde poderão cumprimentar a população -, onde os espera a Escola de Samba Unidos do Mato Grosso. É também no edifício dos Paços do Concelho que se deverá dar o primeiro encontro entre os Reis e o presidente da Câmara Municipal, Carlos Monteiro.

Por fim, o “real” desfile segue para Buarcos, para o discurso na varanda do Grupo Caras Direitas, onde o atual presidente da autarquia, Carlos Monteiro, de forma simbólica, deverá entregar as chaves da cidade aos novos “Monarcas”. Aqui, serão recebidos com a atuação da Escola de Samba Novo Império.

Recorde-se que Prazeres Pinto (Noémia Costa), a beata coscuvilheira da série, e Filipe Sampaio (João Baptista), o falso padre de Vila Brava que se dá pelo nome (também falso) de Ricardo Janeiro, são duas das mais divertidas personagens da novela e aceitaram com agrado o convite da organização do Carnaval de Buarcos/Figueira da Foz, por ser um evento com o qual se identificam.

Noémia Costa, lisboeta nascida em 1964, é uma reconhecida actriz e fadista com vasto currículo televisivo, e já participou em vários sketches humorísticos, nomeadamente para os programas “Praça da Alegria” e “Portugal no Coração”.

João Baptista é um famoso actor e dobrador português, natural de Vila Franca de Xira. Com 37 anos, conta com uma enorme carreira em televisão, cinema, publicidade e teatro. Ficou particularmente conhecido desde cedo pela sua participação em séries como “Querido Professor” e “Super Pai”, mas foi nas novelas que atingiu o estrelato. Participou em cerca de três dezenas de produções televisivas e oito longas metragens de cinema.

Carlos Texeira e Ana Paula Santos, os padrinhos do Carnaval de Buarcos 2020, são duas conhecidas personagens ligadas à história do evento, e representam também a homenagem que a organização pretende prestar à “comunidade” que se envolve voluntariamente na produção e dinamização dos festejos.