Nobel da Paz para Ales Bialiatski da Bielorrússia e duas organizações de direitos humanos, ucraniana e russa

07.10.2022 –

Prémio Nobel da Paz foi hoje atribuído a Ales Bialiatski da Bielorrússia e duas organizações de direitos humanos, a ucraniana Center for Civil Liberties e a russa Memorial, anunciou a presidente do Instituto Norueguês Nobel, Berit Reiss-Andersen before the em Oslo.

Temporada Nobel 2022

Este é o quinto dos seis prémios Nobel a ser anunciado este ano.

Na segunda-feira foi entregue o da Medicina ao sueco Svante Pääbo, no dia seguinte o Nobel da Física foi atribuído a Alain Aspect, John F. Clauser e Anton Zeilinger.

Na quarta-feira, o galardão da Química foi para Carolyn Bertozzi, Morten Meldal e Barry Sharpless e na quinta-feira, foi entregue o Nobel da Literatura à escritora francesa Annie Ernaux.

O último anúncio será feito no dia 10 de outubro com o vencedor do Nobel da Economia.

 

 

A cerimónia de entrega do Nobel da Paz realiza-se a 10 de dezembro (no dia da morte de Alfred Nobel) em Oslo, na Noruega, onde os laureados recebem o prémio, que consiste numa medalha e num diploma, juntamente com um documento que confirma o montante monetário do galardão, que este ano é de 10 milhões de coroas suecas (cerca de 919 mil euros, no câmbio atual) a dividir pelas várias categorias.