Neve provoca o caos em Paris

O ministério do Interior apela a que os parisienses trabalhem em casa e, se precisarem mesmo de se deslocar, não usem o carro.

Há mais de 30 anos que não nevava tanto em Paris. Na terça-feira à noite, na capital francesa, a neve chegou aos 12 cm de altura.

Uma situação muito complicada e excecional, garante o ministério francês do Interior. O porta-voz, Frederic de Lanouvelle, entrevistado esta quarta-feira na rádio France Info, apelou à população para que deixe o carro em casa. Uma forma de minorar as dificuldades de circulação que se fazem sentir em várias estradas, em especial na zona de Paris, como a Nacional 118.

Os transportes públicos, autocarros e comboios, não estão a funcionar em pleno. O mesmo acontece com os autocarros escolares. Face a este cenário, o porta-voz do ministério do Interior sugere, se possível, que as pessoas fiquem em casa a trabalhar para facilitar as operações das autoridades.

Durante a noite de terça-feira, pelo menos 1500 pessoas procuraram acolhimento em abrigos, estações de comboio e aeroportos. A neve deverá continuar a cair com intensidade pelo menos até meio do dia.

Grande parte do território francês está em alerta laranja por causa da neve.

TSF

Foto: John Schults/Reuters