Neto de Nelson Mandela em Portugal

  • Na próxima semana, Ndaba Mandela estará na apresentação do projeto BOSQUE MADIBA
  • Apesar do foco no projeto, Ndaba visitará também diversas zonas do País

O projeto único visa a criação do Bosque Madiba, na Mata Nacional do Bussaco, no Município da Mealhada. A iniciativa procura homenagear e perpetuar o legado de Nelson Mandela, e a sua apresentação está marcada para dia 18 de julho, às 15h, no Bussaco Palace Hotel. A apresentação contará com a presença de Ndaba Mandela, neto do líder histórico e dirigente da Fundação Africa Rising.

Ndaba Mandela estará em Portugal a convite da Associação Patrulheiros, detentora dos direitos do projeto, sendo um dos seus embaixadores Internacionais e o primeiro convidado do programa “O Legado da Terra”, que pretende trazer pessoas que mantêm vivas as lutas dos seus antepassados em prol de um mundo melhor.

A data de lançamento do projeto coincide com o Dia Internacional Nelson Mandela, instituído pela Organização das Nações Unidas como forma de valorizar em todo o mundo a luta pela liberdade, pela justiça e pela democracia.

O protocolo, que une a Fundação Mata do Bussaco, a Câmara Municipal da Mealhada e a Associação Patrulheiros, foi assinado a 27 de junho, na Mealhada, e prevê a criação do Bosque Madiba. Trata-se de um espaço único que será localizado numa das áreas destruídas pela passagem da tempestade Leslie em 2018 (junto ao Parque dos Leões) e contará a história de vida de Nelson Mandela usando para o efeito árvores autóctones. No local, serão plantadas 100 árvores que representam momentos históricos do líder sul-africano, comemorando o centenário de um dos maiores símbolos dos Direitos Humanos no mundo.

No Bosque Madiba, os visitantes poderão estar em perfeito convívio com a natureza do local, onde uma silhueta gigante de Mandela criada no solo, com materiais naturais reaproveitados, poderá ser vista a partir do ar.

O Município da Mealhada foi o grande vencedor na corrida para receber a instalação deste projeto único, sendo que uma das razões que determinou esta decisão está relacionada com a candidatura da Mata do Buçaco a Património Mundial da UNESCO.

A inauguração do bosque está prevista para Julho de 2020.