Município de Moncorvo disponibilizou 52 computadores e internet a alunos

A Câmara de Moncorvo disponibilizou 52 computadores portáteis e ligação internet ao Agrupamento de Escolas local para serem distribuídos pelos alunos mais carenciados do 1º ciclo, após atraso no fornecimento dos 140 computadores inicialmente solicitados, foi hoje anunciado.

“Na altura das matrículas, e precavendo um novo confinamento, foi feito um levantamento dos alunos carenciados que precisassem deste equipamento, para se preparar uma candidatura e adquirir os computadores. Foram identificadas 140 situações. Por falta de material, só foram entregues em dezembro 52 computadores, que agora foram distribuídos à escola”, explicou à Lusa o vice-presidente da autarquia de Torre de Moncorvo, no distrito de Bragança, Vitor Moreira.

De acordo com o responsável, a “primeira remessa de 52 computadores” aconteceu “dentro do prazo”, em dezembro e a autarquia aguardava “para entregar todo o material em simultâneo”, mas resolveu agora “avançar com esta distribuição”, especificou.

De acordo com o autarca, a partir de dezembro “não foi entregue mais material por parte das operadoras, por falta de equipamentos.

Vítor Moreira indicou que os 140 computadores inicialmente contratualizados tinham características diferentes, mediante o grau ensino.

Dentro desta norma constavam 65 computadores para o 1º ciclo, 60 para o 2º e 3º ciclos e 15 para o ensino secundário e profissional.

A entrega dos computadores ao Agrupamento de Escola aconteceu na quinta-feira, “para assim colmatar as necessidades que venham a surgir no seio dos alunos mais carenciados do 1º ciclo”.

“Ainda temos 88 computadores em falta e sem prazo previsto de entrega, assumida pelo fornecedor, e tivemos de fazer opções, devidos ao tempo de pandemia que vivemos e às necessidades que poderão surgir”, explicou.

A autarquia adquiriu este material informático através de uma candidatura aprovada, ao abrigo de um programa aberto através da Comunidade Intermunicipal (CIM-DOURO), com uma comparticipação comunitária, sendo a comparticipação nacional assegurada pelo município de Torre de Moncorvo.

Por o diretor do Agrupamento de Escolas de Torre de Moncorvo, Luís Rei, com estes meios “é muito mais fácil, tanto para os professores como para os alunos, manterem o contacto e as aulas em permanência”.

O responsável escolar lembrou que, durante o primeiro confinamento, em março de 2020, foi feito pela autarquia, Juntas de Freguesia e Agrupamento “um trabalho de distribuição de equipamentos”.

Por isso, indicou, com esta nova entrega, “todos os alunos do 1º ciclo ficam com computador para aceder às aulas em tempo real.”

A Câmara de Torre de Moncorvo também disponibilizou, ao Agrupamento de Escolas, 30 computadores cedidos “gratuitamente” pela Associação “ENTRAJUDA”.

Lusa