Município de Mira promove a recolha porta a porta de resíduos valorizáveis

Está já implementado pela Câmara Municipal um serviço de recolha porta a porta de resíduos valorizáveis. Começou com uma campanha, também ela porta a porta, levada a cabo por funcionários da ERSUC devidamente enquadrados por um técnico do Município e um autarca e teve a adesão quase total dos estabelecimentos comerciais da Praia de Mira. A partir de agora, a ERSUC fará todas as segundas e quintas-feiras a recolha de embalagens, sejam elas cartão, plástico ou metal. As embalagens em vidro serão recolhidas às quartas e aos sábados. A frequência da recolha será incrementada se o volume de resíduos o justificar. O serviço é totalmente gratuito e a recolha ajustada à especificidade de cada estabelecimento.

Estudos levados a cabo por organizações ambientalistas revelam que o sistema de recolha porta a porta é muito mais eficiente do que o sistema de recolha em ecoponto, permitindo uma maior reciclagem de resíduos valorizáveis contribuindo deste modo para a eficiência do país, para além de contribuir para a diminuição da proliferação de aterros sanitários.

Dado o sucesso da iniciativa, o serviço está, também, já a ser implementado na Vila de Mira, pretendendo a Câmara Municipal alarga-lo gradualmente a todo o território municipal.

Com este serviço, pretende a Câmara Municipal de Mira contribuir para a sensibilização da população reduzindo, deste modo, a pegada ecológica do planeta.