Motoristas franceses trocam calças por saias para desafiar código de vestuário

Em França a ideia teve sucesso já que esta quinta-feira a empresa autorizou a opção por calções nos dias de maior calor

Foram proibidos de usar calções e de se vestirem de forma mais casual para enfrentar o calor, uma pedido que tinham feito à medida que as temperaturas subiam em Nice e em França, atingindo os 38 graus. Assim, seis motoristas de autocarro da cidade de Nice optaram por ir para o trabalho de saias, desafiando o código de vestuário da empresa.

“Pedimos para usar roupa mais adequada às altas temperaturas, mas foi-nos dito que não podíamos usar calções. Como as saias estão autorizadas estamos a usar saias”, contou o motorista Didier Sauvetre, delegado sindical, ao jornal local Press Ocean.

Outro motorista explica que este é um pedido que tem vindo a ser feito desde 2013. “Os escritórios dos nossos chefes têm ar condicionado, o que não é o caso da maioria dos nossos veículos”, acrescentou. Mas o presidente da empresa disputa esta ideia, dizendo que são apenas alguns dias por anos, e que os novos autocarros têm ar condicionado: “O meu escritório não tem.”

A tendência de questionar porque é que as regras de vestuário para homens não incluem a possibilidade de usar calções parece estar a generalizar-se já que em Inglaterra há um movimento semelhante num colégio em Exeter.

Em França a ideia teve sucesso já que esta quinta-feira a empresa CFDT Sémitan autorizou a opção por calções nos dias de maior calor. Os trabalhadores agradeceram o apoio das redes sociais, que espalharam a notícia pelo mundo.

 

 

Fonte: DN