Mira tem um dos melhores professores do país

O Salão Nobre da Câmara Municipal de Mira foi o palco escolhido, esta quarta-feira, dia 28 de Outubro, para a receção a Hamilton Correia, professor da Escola Secundária e de 3.º Ciclo Dr.ª Maria Cândida e um dos seis finalistas da 3.ª edição do Prémio “Global Teacher Prize Award Portugal”.

O encontro contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal, Raul Almeida, do Representante da Equipa Mentes Empreendedoras, Afonso Reis, do Diretor do Agrupamento de Escolas de Mira, Fernando Rovira e, claro, do docente nomeado para o prémio que destaca os melhores professores do país.

A cerimónia final da competição acontece já esta sexta-feira, dia 30, pelas 16h00, e em formato online. O vencedor – que receberá um prémio no valor de 30 mil euros e o acesso à fase mundial do concurso – será anunciado pela Comissária Europeia, Mariya Gabriel, da área da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude. 

Este ano, para além do vencedor, o concurso conta ainda com a menção honrosa “Sustentabilidade”, atribuída pela Fundação Galp, e a Menção Honrosa “Adaptação e Inovação do Ensino à distância”, atribuída pelas Mentes Empreendedoras.

As candidaturas dos professores – que resultam de recomendações da comunidade educativa e/ou autopropostos – foram sujeitas ao escrutínio do júri que avaliou as evidências das contribuições dos professores para a educação, alunos e a profissão docente. O prémio visa “reconhecer a importância da profissão docente, promover a excelência no ensino, encontrar exemplos inspiradores para a educação em Portugal e identificar candidatos ao prémio internacional que possam inspirar a educação a nível mundial”.

O Professor Hamilton Ribeiro Correia…

Hamilton Correia é professor de Ciências na Escola Secundária/3.º ciclo Dr.ª Maria Cândida, onde leciona turmas do 5.º e 6.º anos, num total de 70 alunos. É licenciado em Biologia pela Universidade de Coimbra e Mestre em Evolução Humana.

Ao longo dos anos conciliou o ensino com a investigação e sempre teve necessidade de compreender por que razão há alunos que aprendem muito facilmente e outros que estão desmotivados e não aprendem. Neste sentido, acredita que os alunos aprendem melhor e ficam mais motivados quando constroem o seu próprio conhecimento através da experiência. Com este desafio, a aula torna-se num autêntico laboratório cheio de vida, tornando os alunos mais criativos, inovadores e até empreendedores.