Mira lança plataforma para ajudar o comercio local

O contexto epidemiológico que se vive no país e no mundo, afeta de forma incontornável a livre circulação de pessoas e bens, impondo restrições de diversa ordem com grande impacto social e económico. As limitações em termos de horários e regime de disponibilização dos bens e serviços aos consumidores, impõe uma grande adaptação das empresas para que economicamente possam sobreviver a este período de crise.

Ciente das dificuldades que enfrenta o tecido comercial do concelho, a Câmara Municipal de Mira em parceria com a Associação Empresarial de Mira e o CLDS4G propõe-se auxiliar as empresas a reinventar a forma como disponibilizam os diversos bens e serviços essenciais. Para o efeito criou uma plataforma digital que se pretende seja um espaço de divulgação das empresas e prestadores de serviços que se encontram em laboração durante este período.

A plataforma, designada Mercado Local de Mira, disponível através do link http:\\mercadolocal.mira.pt apresenta-se com um mercado on-line, organizado por categorias, dentro das quais todos os comerciantes e prestadores de serviços podem colocar os seus anúncios, atinentes aos negocio que exploram e a forma como estão a disponibilizar os produtos e serviços. De cada anuncio consta: a identificação do estabelecimento, a descrição dos bens ou serviços a fornecer, o regime em que fornecem (take away, entregas ao domicilio ou outros), os contactos diretos, os meios de pagamento, entre outras informações relevantes para cada negócio.

Na fase de arranque estão disponíveis as seguintes categorias, as quais poderão ser aumentadas à medida das necessidades que forem surgindo: restauração, produtos agrícolas, padaria/pastelaria, peixaria/talho, supermercados, flores/plantas, saúde, oficinas, moda, informática/telecomunicações.

Os estabelecimentos que fizeram uso da plataforma comprometem-se ao cumprimento rigorosa do quadro legal em vigor, quer o geral (em matéria de licenciamentos, autorizações para a respetiva atividade, horários e outros), bem como o especial para o contexto COVID-19, sob pena do seu registo ser recusado e serem acionadas as entidades fiscalizadoras respetivas..

Esta plataforma tem como função ajudar os munícipes a programar as suas compras, evitando deslocações desnecessárias e assim evitar ao máximo o aglomerado de pessoas nos diversos estabelecimentos anunciados, sendo o registo simples e gratuito e auxiliado pela linha de apoio criada pelo município para o efeito (telefone 231 247 027)

#fiqueemcasa