Mira despediu-se de João Cupido

Realizou-se, na tarde desta terça-feira, o funeral de João Domingues da Rocha Cupido, antigo Presidente da Câmara Municipal de Mira.

João Cupido, que encontrava-se adoentado a cerca de um ano, faleceu na segunda-feira aos 84 anos de idade.

Antigo professor, autarca e Comandante dos Bombeiros locais, dentre outras funções exercidas ao longo da vida, João Cupido é recordado “com enorme carinho e respeito” pelo Presidente da Câmara Municipal de Mira, Raul Almeida. 

O atual Presidente recorda o antigo como “um homem e um cidadão que aprendi a respeitar, quer pelas suas ideias, quer pelos seus sábios conselhos que foi dando ao longo dos tempos”. Do respeito e da camaradagem, nasceu o convite formulado por Raul Almeida João Cupido, para que este fosse o mandatário das suas duas candidaturas. “Recordo-me que ele aceitou ser o mandatário por acreditar no projeto que tínhamos em mente para o Concelho e, depois disso, demonstrou estar sempre atento ao que ia se passando durante os mandatos. Nunca deixou de apresentar propostas em telefonemas que levavam meia hora, uma horas, por vezes…”

A forma “apaixonada” que João Cupido demonstrava pelo seu Concelho, era feita de uma maneira simples, que Raul Almeida recorda. “Antes de mais, ele lia o “Voz de Mira”, tomava notas, elaborava questões e, quando se sentia pronto… pegava no telemóvel e perguntava-me se “estava preparado” para mais uma das nossas deliciosas conversas. Aprendi muito com essa imporante figura de quem Mira se despede hoje!” assume o autarca.

Quando questionado pela reportagem sobre se “estes ensinamentos foram e estão a ser colocados em prática no dia-a-dia?” o homem que comanda os destinos do município desde 2013, assume que “nem sempre é fácil seguir as valorosas contribuições que ele foi dando ao longo dos tempos, mas… como estamos sempre a procura de fazer o melhor que sabemos, é óbvio que procuramos nos adaptar ao que são os conselhos que recebemos e as realidades de cada momento!”.

Foram decretados dois dias de luto oficial do município.

Francisco Ferra / Jornal Mira Online