m|i|mo (Museu da Imagem em Movimento) acolhe Final do Poetry Slam Leiria 2017

Sábado, dia 14 de Outubro, às 21h30, a Sala dos Arcos, no m|i|mo – museu da imagem em movimento, recebe a Primeira Final do Poetry Slam Leiria.

Sendo o conceito de Poetry Slam pautado pelo som, voz, força e movimento numa batida poética, mais significado assume a realização desta Primeira Final no m|i|mo – espaço de recolha, salvaguarda, conservação e inventariação de objectos e técnicas relacionadas com as imagens em movimento.

Assim, a abrir a noite e antes das 3 rondas habituais, haverá uma Ronda Extra, em que podem participar todos os interessados. Cada um diz apenas um poema, o júri vota e apuram-se as duas pessoas com notas mais altas.

No final das 3 rondas seguintes é então apurado o/a vencedor/a de Leiria, que vai representar a cidade na Competição Nacional – PortugalSLAM!, que se realiza entre 26 e 28 de Outubro e onde irão participar os finalistas de todas as cidades que organizaram eventos de Poetry Slam ao longo deste ano.

Posteriormente, o/a vencedor/a da Competição Nacional vai representar Portugal internacionalmente, valorizando dessa forma a língua portuguesa e os artistas que trabalham em território nacional.

O Poetry Slam Leiria começou em Março, na Ronda Poética, uma organização conjunta entre Jornal de Leiria, Livraria Arquivo e Câmara Municipal de Leiria.

Contou com o apoio incondicional do PortugalSLAM! – plataforma de poesia e performance, criada em articulação com várias organizações do país que têm dinamizado eventos locais de Poetry Slam, estando aberta em permanência a novos poetas, locais e organizações que se queiram juntar ao movimento.

Naquele Dia do Pai, o Atlas Hostel Leiria encheu-se de Poetas, Poesia e Público, num fim de tarde inesquecível e que superou todas as expectativas.

Era a 1ª Edição do Poetry Slam na cidade do Lis, das Brisas, do Castelo, da Lentrisca, da Morcela de Arroz, do Pinhal e, afinal, de outros tantos Escritores e Poetas.

A partir daí o interesse foi crescendo e a cada edição vinham novas pessoas partilhar os seus poemas ao microfone.

Nas 5 edições deste ano, houve um total de 27 pessoas a participar. Em cada edição uma média de 9 participantes e cerca de 30 pessoas a assistir, entre público, júri, fotógrafos, curiosos e transeuntes.