Mealhada realiza final municipal do Concurso Nacional de Leitura dia 21 de abril

A Biblioteca Municipal da Mealhada recebe, no próximo dia 21 de abril, às 10h e às 15h, a fase municipal do Concurso Nacional de Leitura.

Esta fase do Concurso corresponde à sua segunda etapa e os alunos em prova venceram na primeira fase, realizada a nível de escola e de turma (no caso dos alunos do primeiro ciclo), uma prova que se destinava a apurar os concorrentes para esta fase municipal. O período da manhã será reservado às provas dos alunos do primeiro ciclo do Ensino Básico e, de tarde, será a vez dos alunos do segundo e terceiro ciclos participarem. Todas as provas implicam a leitura de obras literárias pelos concorrentes.

A prova destina-se a selecionar um aluno concorrente de cada um dos níveis de ensino para participar na terceira fase – intermunicipal, a decorrer em finais de maio, em Penacova, em que participarão jovens apurados nos municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

O júri será constituído pelo vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Guilherme Duarte, pelo escritor e professor António Breda de Carvalho, na qualidade de personalidade de mérito na área da literatura, e pela professora do Agrupamento de Escolas da Mealhada e delegada do Grupo Disciplinar de Português, Rosa Maria Santos.

A fase final será realizada em Lisboa, no dia 10 de junho, com os alunos vencedores da fase intermunicipal, naquela que será a festa da Língua e da Cultura Portuguesas.

Esta é a 12ª edição do Concurso Nacional de Leitura, promovido pelo Plano Nacional de leitura 2027, ao qual se associaram, tal como em edições anteriores, a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, a Rede das Bibliotecas Escolares, o Camões IP, a Direção de Serviços de Ensino e Escolas Portuguesas no Estrangeiro e a RTP.

O Concurso visa promover a leitura e a escrita junto da população escolar, e este ano tem a novidade de alargar o universo de ação a todos os níveis de ensino básico e secundário, desde os alunos do primeiro ciclo, até agora excluídos, até aos do Ensino Secundário, passando pelos dos segundo e terceiro ciclos do Ensino Básico.