MARIA RUEFF: “Cresci e fui feliz na região de Cantanhede…”

Os números não mentem: serão 17 que, até ao dia 24 de Março estarão em cena, naquele que é o 20º Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede. Desta vez, a personalidade escolhida para abrilhantar o evento foi, nada mais nada menos, que Maria Rueff.

Atriz conhecida e reconhecida por todos os portugueses, fruto de um vastíssimo currículo, Maria de Deus Rueff de Saro Negrão (que nasceu em Moçambique, mas viveu parte da sua juventude na região cantanhedense), conseguiu – com sua simplicidade e simpatia – trazer ao público que encheu por completo o auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede, um pouco da alegria com que brinda a todos em frente às câmaras de televisão, nos palcos ou também, através das ondas das rádios.

Apresentada pela edil Helena Teodósio, a quem coube as honras de abertura do Ciclo e por Pedro Cardoso, ela – como todos os presentes – ouviram sobre “a importância de realçarmos a presença de um público intimamente ligado na cultura da região” e sobre o papel fundamental de uma enorme “adesão da juventude em torno de uma iniciativa que engloba 11 Freguesias do Concelho”.

Tendo sido apresentados por Pedro Cardoso à atriz, os 17 Grupos presentes na cerimónia, também ouviram palavras encorajadoras daquele que é o rosto do certame. Profundamente agradecia e emocionada com as imagens mostradas que mostraram um pouco da sua vida, Maria Rueff aproveitou para falar do seu passado no Concelho de Cantanhede e dissertar sobre a importância do Teatro, esta arte que ao longo dos séculos leva-nos a todos a rir ou chorar, a pensar, a divagar e a sonhar. Não deixou de falar especificamente sobre o Teatro… Amador, aquele de quem veste a camisola somente por um verdadeiro amor a arte.

Nas últimas palavras deste texto, estão concentradas todas as emoções e todos os ensinamentos que ela tem recebido ao longo dos anos. Ela, que se define como uma “profissional rigorosa” não deixou de falar com o coração: “Meus caros, fundamental mesmo é amaramos o Teatro… antes de seremos profissionais”.

Tudo dito… em poucas palavras!

Aqui estão, imagens importantes da tarde de sábado, em Cantanhede…

Este slideshow necessita de JavaScript.

Mira Online